segunda-feira, 19 de maio de 2014

E o circo chegou..

Fonte: Perfil Portal  do Vale ( leia mais clicando aqui)

O Circo Globo chegou à cidade e deveria abrir sua lona para receber as crianças a partir da última quinta-feira, 15 de maio, mas como estamos em Diamantina é claro que não haveria de ser fácil. Já vi este circo em outras cidades Brasil afora e sempre as prefeituras recebem com muito carinho, principalmente porque nossa memória afetiva tem um espaço reservado para os palhaços e figuras mambembes de nossa infância.

Em Diamantina, entretanto, uma terra que só tem elite e não tem povo, pelo menos na concepção de nossos governantes, este tipo de manifestação parece não ser bem vinda. Foi negado o alvará pela Prefeitura na alegação que o local não é seguro. Até ai tudo bem. Mas a Prefeitura ofereceu alguma outra opção? Conhecendo o raciocínio torto de nosso “gestor-mor” deve ter pensado: “ não é função da prefeitura resolver problemas privados”. Realmente não é. Entretanto, a cidade está morta, nada acontece, o dia de combate ao abuso de crianças e adolescentes passará em branco por aqui, será que não merecia um pequeno esforço para que tenhamos um pouco de diversão?

Do jeito que está indo esta administração, aliás esta falta de administração, chegaremos em 2016 igual a um asilo. Diamantina, que já foi outrora uma cidade festeira vai afundando neste marasmo, neste cinza eterno dos dias, com essa gestão sem graça, tocado por um pseudo legalista. A lei deve ser cumprida, mas gerir é achar formas de atender o povo. Gerir a coisa pública não é fazer o que se quer de forma voluntarista, mas atender as necessidades da população.

Já basta nosso teatro que apresenta somente peças voltadas a uma determinada elite, onde o povo não é representado. O teatro pertence ao povo, mas o que é do povo não tem lugar ali. Será que nossa cidade agora também receberá somente o que agrada a nossa elite? Será que circo não é bem vindo em Diamantina? Não é sem razão que esta cidade esta cada vez mais mal vista enquanto destino turístico. Que saudades da Diamantina de minha infância quando não tínhamos vergonha de sermos felizes. Dá para entender porque esta cidade tem o mais alto índice de suicídio do país.

Para finalizar deixo um convite à população. Pressione para que o circo seja liberado, lá onde está ou em outro local, e vamos todos nós lá dar umas boas risadas, nos divertir, sermos felizes. A vida é curta, temos que aproveitar. Vamos limpar Diamantina desta máscara de hipocrisia que a torna triste, cinzenta, e voltarmos aos dias de festa, de diversão. Vamos ao circo voltar a sermos crianças. E que no dia 18 de maio, dia de luta contra os abusos de crianças e adolescentes, lembremos o quanto é bom ter a felicidade simples de uma criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário