domingo, 11 de maio de 2014

Eleitor não quer votar. "Tragédia", diz senador Cristovam Buarque.

247 - A última pesquisa Datafolha, que apontou possibilidade de segundo turno entre a presidente Dilma Rousseff, do PT, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), também ouviu os eleitores sobre o voto obrigatório. De acordo com a pesquisa, 61% rejeitam a obrigatoriedade e 57% não votariam se tivessem essa opção.

Para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), esses números são alarmantes. "A preferência nas pesquisas pelo voto nulo, pelo voto em branco, é uma tragédia nacional! É o descontentamento com as lideranças", diz ele. O cientista político Humberto Dantas fala em "descrédito nas instituições".

A rejeição ao voto obrigatório é maior entre os mais ricos e escolarizados. Entre os que ganham mais de dez salários mínimos, 68% são contra. No grupo dos que têm ensino superior, 71%.

A pesquisa também demonstra que o voto facultativo ajudaria o PT, uma vez que os eleitores de Dilma Rousseff teriam maior propensão a votar do que os de Aécio Neves e Eduardo Campos. No caso dela, 43% faltariam às urnas se pudessem, enquanto os números de Aécio e Campos seriam 58% e 62%, respectivamente.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário