sexta-feira, 16 de maio de 2014

Farmácias de Capelinha são suspeitas de fraudar programa "Farmácia Popular"

De acordo com a denúncia, veiculada em uma rede social, proprietários de farmácias que estão vendendo mais de R$ 25 mil por mês, sendo que cerca de 80% desse valor é fraudado.

Foto: ilustrativaFarmácias de Capelinha são suspeitas de fraudar programa
O SUS e o Ministério Público de Capelinha já foram acionados e estão apurando a fraude
Na noite de  segunda-feira, 12 de maio, um funcionário de uma farmácia da cidade de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha (MG) divulgou, através de uma rede social, uma grave denúncia a respeito de um golpe aplicado por farmácias da cidade no Programa “Farmácia Popular” do Governo Federal.

De acordo com a publicação o rombo efetuado por algumas farmácias  da cidade, é cada vez maior.
  
Em sua publicação ele explicou como funciona o golpe. “O paciente se dirige a farmácia, com seus documentos e a receita médica e adquire os medicamentos através do programa. No mês seguinte, o responsável pela farmácia, de posse dos documentos, efetua uma falsa venda sem a presença do paciente e não entrega os medicamentos, com isso recebe o valor repassado pelo governo e continua com o produto na prateleira para vender para outra pessoa”, explicou.


Ainda segundo a publicação, o golpe é descoberto quando o paciente procura outra farmácia credenciada no programa. “Quando o paciente vai efetuar a compra em outra farmácia, aparece uma mensagem que seus medicamentos já foram retirados. O paciente tem consciência que não pegou seus medicamentos naquele mês, mas mesmo assim no sistema aparece que a venda foi efetuada e o cliente não consegue retirar  a medicação que é gratuita.”
  
O profissional denunciante afirma que agindo dessa maneira,  existem proprietários de farmácias que estão vendendo mais de R$ 25 mil por mês, sendo que cerca de 80%  desse valor é fraudado.

Ele ainda afirmou que em muitos casos a receita é de apenas um medicamento e a venda é feita com dois ou três produtos, aproveitando que os clientes assinam a nota sem ler.
  
Segundo ele, o SUS e o Ministério Público de Capelinha já foram acionados e estão apurando a fraude, já que fazer uso de documentos de terceiros de forma ilícita é crime e dá cadeia.

A orientação para quem procurar uma farmácia credenciada no Programa “Farmácia Popular” e não conseguir retirar os seus medicamentos, é denunciar ao SUS através do 136 ou procurar o Ministério Público e registrar a denúncia.
  
O que é o Programa Farmácia Popular?
  
O Programa Farmácia Popular do Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que tem objetivo de ampliar o acesso de toda população aos medicamentos cumprindo uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
  
As unidades próprias contam com um elenco de 112 medicamentos, mais os preservativos masculinos, os quais são dispensados pelo seu valor de custo representando uma redução de até 90% do valor de mercado.

A condição para a aquisição dos medicamentos disponíveis nas unidades, neste caso, é a apresentação do CPF juntamente com uma receita médica ou odontológica.

Fonte: Aconteceunovale

Nenhum comentário:

Postar um comentário