segunda-feira, 5 de maio de 2014

Marceneiro em Araçuai, transforma madeira de demolição em móveis de luxo.

Ele defende que as autoridades deveriam criar cursos na área de marcenaria,para recuperar jovens e adolescentes envolvidos com a criminalidade.

Foto: Gazeta de AraçuaiMarceneiro em Araçuai, transforma madeira de demolição em móveis de luxo
Adelino Gonçalves mantém seu ateliê na região conhecida como Baixada, no Centro Histórico de Araçuai
O apelido dele é “ Escultor”. Não é para menos. Adelino Gonçalves da Silva, de 67 anos, é mesmo um artista.
  
Ele transforma madeiras de demolição, dobradiças, ferragens,, portas e  janelas em móveis de design clássico, sofisticado e exclusivo, cativando  decoradores e clientes.
  
Os canteiros de obras, amontoados por materiais que ainda chamamos de "lixo", são na verdade uma verdadeira fonte de matéria-prima para o “ Escultor”, que há 16 anos vive em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha.
  
A nova vida dada a peças que seriam amontoadas em um aterro é o que Adelino Gonçalves  explica como a “consciência ecológica” que já nasceu com ele, natural de Colatina, no Espírito Santo: “ Aprendi a arte da marcenaria com meu pai, desde os 7 anos.  Faço  a reciclagem e a reutilização de produtos nos móveis”, enfatiza o Escultor.
  
Em um pequeno espaço na rua Costa Sena,  região conhecida como Baixada, no centro antigo de Araçuai, ele produz móveis de tipos variados, como , armários, balcões, cadeiras, peças raras e modelos de época, a exemplo de antigas cristaleiras, cômodas,  balcões de bares e farmácias, entre outros.
  
Há também  móveis executados  sob medida, utilizando madeiras como arco, peroba do campo, ipê.
  
Adelino Gonçalves não é apenas marceneiro. Ele chegou a dar cursos de corte e costura em entidades governamentais “ Formei muitos jovens e adultos”, lembra ele.
  
Decepcionado, ele reclama que em Araçuai não encontra apoio para ensinar sua arte.

“ Aqui você quer fazer as coisas e as pessoas não deixam. Quis transformar minha oficina em um ateliê para cursos, principalmente para jovens e adolescentes envolvidos com  drogas,  e não consegui”, reclama Adelino, responsabilizando principalmente os políticos. “ Deveriam abrir cursos profissionalizantes na área de marcenaria, corte e costura entre outros, para dar oportunidade principalmente aos mais pobres” finaliza o construtor.

Ele pretende em breve fazer uma exposição dos móveis que serão colocados à venda.

Fonte:  Gazeta de Araçuaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário