sábado, 24 de maio de 2014

População do Vale apresenta a Fernando Pimentel propostas de desenvolvimento regional.

Em visita a Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, Fernando Pimentel ouve propostas com a sua Caravana da Participação.

Ex-ministro informou que um dos principais objetivos da Caravana é ouvir as demandas, os desejos , os sonhos e a alma do povo mineiro.

Foto: Gazeta de AraçuaiFernando Pimentel visita Araçuai com a Caravana da Participação
O encontro com as lideranças foi realizado no teatro Luz da Lua

O candidato ao governo de Minas, pelo PT, Fernando Pimentel, esteve com sua Caravana da Participação, na cidade de Araçuai,  no Vale do Jequitinhonha, nesta sexta-feira, 23.05.14. Foi a 13ª edição da “Caravana da Participação – a gente quer saber o que é melhor pra você”. Esta caminhada pelas estradas de Minas Gerias, coordenada pelo ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e ex-prefeito de Belo Horizonte (2000-2008), Fernando Pimentel.

A comitiva da Caravana chegou ao Aeroporto de Araçuaí, às 10:15 h, de 23.05. Foi recebida por militantes petistas, prefeitos, vereadores da região , líderes sindicais, empresários e representantes do movimento social dispostos a dialogar sobre o que é melhor para Minas e para o povo mineiro.

A equipe da caravana foi composta de 5 deputados federais (Reginaldo Lopes, Leonardo Monteiro, Odair Cunha, Nilmário Miranda e Miguel Correa Júnior) e um estadual (André Quintão). Foi engrossada com os pré-candidatos a deputados estaduais, o médico  Jean Freire e José Pedro Cordeiro, do PT.
Prefeito de Araçuaí Armando Paixão e vice Rita Capdeville em conversa com Fernando Pimentel.

Do Aeroporto local, a Comitiva de Pimentel seguiu para a sede de Diocese de Araçuaí, no Alto Santuário, para uma conversa do Bispo Marcelo Romano.

Logo depois, Fernando Pimentel participou de uma roda de conversa com 10 participantes com perfil diversificado como servidor público, agricultora familiar, trabalhador da saúde, empresário, artesão, professor e diretor de hospital. Este bate-papo foi gravado para formatar um vídeo. 

Uma hora depois, foi realizada uma coletiva para a imprensa, transmitida ao vivo, pela Rádio Bom Sucesso AM, de Minas Novas, com a presença de jornalistas de revistas e rádios de Almenara, Jequitinhonha, Araçuaí e o Blog do Banu.   
Na coletiva, foram debatidos assuntos importantes como o asfalto da BR 367, das rodovias estaduais, da interiorização da UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais, o potencial de energia solar, a adoção do Orçamento Participativo Digital e o incentivo às cadeias de produção locais e regionais.

Às 13:30 horas, foi realizado um almoço com prefeitos, vereadores e convidados com a Comitiva da Caravana da Participação no Restaurante Uai-Tê.

A partir das 14:30 horas, o Teatro Luz da Lua recebeu cerca de 300 pessoas que participaram de um encontro com representantes de vários municípios.

Lá. o  pré-candidato a governo de Minas, recebeu  um documento com as principais demandas dos municípios da região,  tais como asfaltamento da BR-367 e de um trecho de 41 km da LMG 677, ligando Virgem da Lapa a Ijicatu, expansão da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) no Vale, além da instalação dos campus da Universidade em Araçuai, Capelinha e Almenara; instalação de usina de energia solar; interiorização da UEMG; atenção cuidadosa com o Vale, principalmente as suas comunidades tradicionais.

A Caravana da Participação recebeu documentos com contribuições de entidades da sociedade civil,  como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pastoral do Migrante, Associação dos Piscicultores de Araçuai, Movimento Indígena Quilombola, FETAEMG, Associação Comercial e Industrial de Araçuai, Instituto Federal Norte Mineiro Campus Araçuai, Associação Social Santo Antonio e Movimento UFVJM é nossa.

Ao discursar, o deputados federais Reginaldo Lopes e Leonardo Monteiro afirmaram a forte presença de programas do governo federal na região e como eles transformaram a vida das pessoas. E criticaram a ausência e irresponsabilidade da gestão do governo de Minas.
O deputado estadual André Quintão criticou a péssima qualidade da água fornecida pela Copanor e as condições precárias de trabalho dos seus funcionários.

Jean Freire, pré-candidato a deputado estadual, discursando, ao lado de Pimentel.

Jean Freire, vereador de Itaobim e suplente de deputado estadual, do PT, disse que o diálogo estabelecido por Pimentel com a população para a elaboração do seu programa de governo e as políticas públicas descentralizadas seriam novas formas de governar. E denunciou que durante 12 anos, o atual grupo do poder no governo de Minas, nunca abriu uma possibilidade de comunicação com o povo mineiro.  Finalizou, dizendo que , com certeza, o Brasil, Minas e o Vale seriam melhores com a reeleição da Presidenta Dilma, eleição do nosso governador Pimentel e a eleição de um legítimo filho do Jequitinhonha, na Assembléia de Minas. 
Jean Freire é pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2014.

Fernando Pimentel disse que um dos principais objetivos da Caravana é ouvir as demandas, os desejos , os sonhos e a alma do povo mineiro. " É fácil fazer um programa nos gabinetes somente com os técnicos, mas ele pode não ter o que as pessoas querem. Quando ouvimos a população e colhemos suas propostas, o programa terá a cara dos mineiros, a vontade de todo um povo, e não a vontade de um partido e seus aliados", afirmou. 

Banner entregue a Fernando Pimentel com a reivindicação do asfaltamento da "estrada do Descobrimento" e da cobrança de gestões para a instalação de campus em Araçuaí, Almenara e Capelinha, construindo a nossa "estrada do conhecimento".

O pré-candidato emocionou a todos quando contou a história de um lavador de carros que o conheceu no estacionamento do Conselho Regional de Economia, em Belo Horizonte. Aos 14 anos, Tiziu lavava seu carro, no estacionamento, e estava fora da escola. Pimentel o incentivou a se matricular e voltar para os estudos. E nada o menino querer estudar. Quatro a cinco anos depois encontrou com um jovem, na formatura de uma turma do PROJOVEM. Ele chegou perto do Fernando Pimentel e perguntou se ele se lembrava dele. O ex-prefeito de Belo Horizonte se lembrou quando o Tiziu lhe deu a referência do trabalho de lavador de carros. E disse que uma agente do PROJOVEM o procurou em casa e o convenceu a voltar a estudar. E ali estava ele se formando e concluiu: "Achei que ninguém mais iria se lembrar de mim, que todo mundo tinha se esquecido dele".

A platéia aplaudiu ao ouvir do pré-candidato que ninguém em Minas seria esquecido, que um verdadeiro governo faz um governo para todos, principalmente para aqueles que mais precisam, e não um governo para poucos.
  
A representante da Apae Araçuai, Maria Eunice Tanure entregou a Fernando Pimentel, uma cesta com produtos da região.
  
Os membros da Caravana da Participação, comandada por Fernando Pimentel,  partiram , às 16 horas, com destino à Montes Claros, no norte de Minas, onde teria uma agenda na Câmara Municipal, à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário