quinta-feira, 15 de maio de 2014

Teófilo Otoni terá 60 vagas na Medicina da UFVJM,

MEC autoriza criação do curso de medicina, em Teófilo Otoni, é para o segundo semestre.


Fonte: Estado de Minas (clique aqui)
A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação publicou portaria nesta terça-feira onde autoriza a criação do curso de medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no campus de Teófilo Otoni,nordeste de Minas Gerais, sendo 60 vagas são oferecidas.

A medida do MEC abrange oito instituições federais de todo o país e cria 420 novas vagas, que podem ser oferecidas a partir do segundo semestre deste ano. O Nordeste foi a região mais contemplada, com um total de 240 vagas. Em Minas Gerais, apenas Teófilo Otoni recebeu o benefício.

Em dezembro do ano passado, 160 vagas foram criadas no Estado. Alfenas, Diamantina e São João del-Rei foram as cidades contempladas.

A iniciativa faz parte do esforço do governo federal, no âmbito do Programa Mais Médicos, para ampliar o número de vagas de graduação no país.

Comentário do Blog:

Médicos para o interior, para os Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Esta decisão do governo federal está vinculada ao Programa Mais Médicos que tem o objetivo de interiorização dos profissionais de medicina no país.

Agora, já são 120 vagas oferecidas pela UFVJM. Em 12.12.13, o Governo Dilma havia autorizado a abertura de 60 vagas no campus de Diamantina.

O Reitor da UFVJM, Pedro Ângelo, afirmou em várias ocasiões, que a criação do curso de medicina, na Nossa Universidade, tinha o objetivo de formar profissionais para servir a região. Tanto é que a própria universidade já reservava uma boa quantidade de vagas destinadas aos estudantes do Vale, através do Processo Seletivo Seriado - SASI. Assim, a possibilidade do futuro profissional continuar morando e atuando na região, seria maior. 

Ele declarou a uma comissão do Movimento A UFVJM é nossa ! (a médica e vice-prefeita de Araçuaí, Rita Capdeville; e representantes de Capelinha, Álbano Silveira Machado, Vicência Guimarães e a professora Élida) que seu desejo é vincular o aprendizado dos estudantes de medicina às necessidades do povo do Vale do Jequitinhonha. 

Assim, a Comissão e principalmente Rita Capdeville, debateu com o Reitor as possibilidades de utilização dos hospitais de Itamarandiba, Capelinha, Turmalina, Minas Novas, Araçuaí, Itaobim, Almenara e outras unidades de saúde da região, serem laboratórios de formação dos estudantes de Medicina da UFVJM.

Com a experiência de seu trabalho na UFMG, a médica Rita Capdeville acredita que o ensino médico na UFVJM pode inovar com a formação de profissionais comprometidos com a realidade do nordeste mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário