quinta-feira, 12 de junho de 2014

Cachoeira de Pajeú e Jequitinhonha realizam gincanas e teatro nas escolas em ação contra a dengue

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, está promovendo neste mês de junho, uma ação diversificada nos municípios para chamar a atenção da população sobre a temática da dengue. Inicialmente, as ações serão realizadas em Jequitinhonha e Cachoeira do Pajeú, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.

Em Jequitinhonha, serão realizadas, de 2 a 11 de junho, palestras nas escolas, enquanto que em Cachoeira de Pajeú foi realizada uma gincana municipal chamada “Trollando o Mosquito na Escola”, que contou com atividades recreativas, dinâmica na praça com recolhimento de focos preparados pela equipe organizadora, um jogo de perguntas sobre a dengue, além de uma prova de caça ao tesouro.

(Foto: Allan Campos / Divulgação)

O Educador Físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Cachoeira de Pajeú, Daniel Mendes, disse que o espírito esportivo dos alunos possibilitou que o evento fosse realizado com grande festa e competitividade, onde o que estava em jogo era a vontade de aprender mais sobre as formas de prevenção contra a dengue. “Sucesso total, me diverti muito. Espero que venha mais diversão como essa, onde a gente aprende brincando”, disse uma das participantes, Greysianny Andrade.
Para o Coordenador de Vigilância em Saúde de Jequitinhonha, Luis Antônio Lima, a ação de envolver as crianças no repasse de informações sobre a dengue é importante porque elas repassam aquilo que aprendem para os seus familiares e amigos.
De modo semelhante pensa o Secretário Municipal de Saúde, Haroldo Ferreira, que acredita que o processo de promoção à saúde deve envolver as crianças por serem mais interessadas a aprender e colaborar de forma mais prática na campanha de combate à dengue.

Parceiros

Em Jequitinhonha, as palestras são realizadas no Centro Educacional Meu Caminho; Centro Pedagógico Criação, nas escolas estaduais Epaminondas Ramos, São Miguel, Henrique Heittman, no Centro de Atenção Psicossocial “Dr Evandro Cunha Melo” e nas escolas municipais Antonieta Bias Fortes, Antônio Peixoto e Ana Isaura. O evento conta com a parceria do grupo de teatro Só Riso.
Já em Cachoeira de Pajeú, o evento envolveu o Centro de Referência em Assistência Social e as escolas estaduais de Águas Altas, do Cariri, Barão do Rio Branco; e escolas municipais Castelo Branco e Venceslau Leal. (Secretaria Estadual de Saúde)
Fonte: SES - Gerência Regional de Pedra Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário