segunda-feira, 9 de junho de 2014

Minas é o terceiro pior em produção industrial, diz IBGE .

Índice refere-se à passagem do mês de março para abril.



A indústria não está tendo boa performance em 2014. A produção industrial recuou em sete dos 14 Estados pesquisados na passagem do mês de março para abril pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Minas Gerais apresentou o terceiro pior índice do Brasil, mas o Estado ficou empatado com um do Nordeste: Pernambuco.
 As quedas mais acentuadas foram registradas no Rio de Janeiro, cuja produção industrial registrou índice de -4,2%, e Rio Grande do Sul, -3,0%.
Com os resultados do mês de abril, ambos os Estados tiveram a segunda taxa negativa consecutiva. O setor industrial do Rio de Janeiro acumulou uma perda de 5,2%, e o índice do Rio Grande do Sul alcançou 6,4%.
O IBGE destacou que as demais cinco regiões apresentaram queda de produção e tiveram resultado pior do que o da média nacional (-0,3%).
Minas Gerais e Pernambuco empataram com queda de -1,8% na indústria. Em seguida, com as maiores baixas aparecem na lista Santa Catarina (-1,6%), Amazonas (-1,6%) e Paraná (-0,4%).
Em São Paulo, a produção industrial subiu 1,7%. Mas, segundo o IBGE, o Estado não lidera a lista. Ele registrou a terceira maior alta no país.
O Espírito Santo foi o Estado onde houve maior avanço no ritmo da produção industrial. O índice apontado pelo IBGE é de 4,7%.
Em seguida, vem Goiás com produção industrial de 4,1%. A Bahia aparece em quarto lugar no crescimento da indústria em abril (0,9%).
Na pesquisa, ainda aparecem o Pará com 0,8% de crescimento; o Ceará com 0,6% e a Região Nordeste, que apresentou crescimento industrial de 0,6%.
O Mato Grosso, que foi recentemente incluído nos dados regionais de produção industrial pelo IBGE, ainda não conta com dados ajustados sazonalmente.
Em 2013. No ano passado, a indústria em Minas Gerais já não havia tido boa performance.
A produção industrial no Estado em 2013 registrou um recuo de 1,3% na comparação com 2012, enquanto o setor industrial nacional teve expansão de 1,2%, segundo levantamento também do IBGE. Dos 14 locais pesquisados no país, 11 apontaram crescimento da indústria.
Além da produção, o faturamento da indústria mineira não teve resultado positivo em 2013. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) a queda registrada foi de 0,05%, avaliado como estável frente a 2012.
Ano passado
MG. O IBGE verificou em 2013 queda em 9 das 13 atividades em Minas Gerais, com destaque para os impactos negativos de veículos automotores (-7,6%) e da indústria extrativa (-6,2%).
Fonte: O TEMPO - http://www.otempo.com.br/capa/minas-%C3%A9-o-terceiro-pior-em-produ%C3%A7%C3%A3o-industrial-diz-ibge-1.860357 . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário