quinta-feira, 5 de junho de 2014

Morre o fotógrafo que revelou o Vale do Jequitinhonha para o mundo

Luiz Cláudio Marigo morreu em frente a um hospital do Rio de Janeiro. Jornais e TVs do Brasil e Europa, destacaram a morte do fotógrafo.

Foto: arquivoMorre o fotógrafo que revelou o Vale do Jequitinhonha para o mundo
Em 1982, a Revista Geográfica Universal publicou longa matéria de Marigo, revelando as belezas do Vale do Jequitinhonha
Morreu na tarde desta segunda-feira (02/06) o fotográfo Luiz Cláudio Marigo, de 63 anos, provavelmente vítima de infarto dentro de um ônibus em frente ao Instituto Nacional de Cardiologia (INC), na Rua das Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Marigo agonizou por cerca de uma hora diante da unidade de saúde — que está em greve e não tem atendimento de emergência.

Nesse tempo, contaram testemunhas, passageiros buscaram socorro no hospital, mas nenhum médico do instituto o atendeu. O fotógrafo se notabilizou por trabalhos para a Revista Geográfica Universal, e para os álbuns do Chocolate Supresa.

A mulher de Luiz Cláudio, Cecília Marigo, contou que tinha passado em frente ao INC por volta das 12h50m, no momento em que o marido passara mal. Viu a confusão, mas não ligou.

Como o fotógrafo não tinha celular, não conseguia contato. Até que um  filho do casal reconheceu o pai numa fotografia divulgada pelo site do GLOBO.

Quando possivelmente sofreu o infarto, Luiz Cláudio voltava para casa, na Rua General Glicério, depois de uma corrida no Aterro do Flamengo.


— O hospital não estava querendo atendê-lo porque não tem emergência e estava em greve. Uma ambulância do Samu chegou lá e podia tê-lo salvado a tempo. Se tivesse sido atendido 20 minutos antes, talvez tivesse sido salvo — lamentou a viúva Cecília Marigo. — Ele nunca teve problemas cardíacos, foi uma surpresa.


Em nota, o Instituto Nacional de Cardiologia informou que não houve tempo de prestar socorro ao homem que passou mal. Segundo a nota, a pessoa que o acompanhava disse que ele já apresentava dores fortes no peito quando o ônibus em que estavam parou em frente à unidade para pedir socorro.

 
Luiz Cláudio Marigo será sepultado nesta terça-feira,(3) no cemitério São João Batista no Rio de Janeiro.

Marigo era considerado o fotógrafo da natureza, cujos trabalhos incluem fotos para aRevista Geográfica Universalálbuns do Chocolate Supresa e diversas revistas internacionais, tais como a Foto (Suécia), Grands ReportagesOkapi e Terre Sauvage (França), Periplo (Espanha), Hörzu e Das Tier (Alemanha), BBC Wildlife (Inglaterra),International WildlifeRanger RickWildlife ConservationNatural History (EUA), Viva!(Polônia), Bonniers Specialmagasiner (Dinamarca), Spick (Suíça), Sinra (Japão) e Birds International (Austrália).

* Em 1982 a Revista Geográfica Universal publicou reportagem de Marigo, revelando as belezas do Vale do Jequitinhonha. Por 3 dias ele permaneceu em Araçuai e dali para as cidades de Itinga, Jequitinhonha e Almenara.(nota do jornal Gazeta de Araçuai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário