sábado, 28 de junho de 2014

Morre uma mulher de luta do Vale, a Cidona do MST de Jequitinhonha.

Cidona, sempre presente!


Nesta sexta-feira, 27.06.14, às 21:30 horas, no Assentamento Franco Duarte, no município de Jequitinhonha, nordeste de Minas, aos 48 anos, morreu a Cidona, liderança do MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Ela  passou mal e veio a falecer, durante festejos em sua comunidade. Ela sofreu um infarto. 



Maria Aparecida Alves, a Cidona do MST, do Vale do Jequitinhonha, foi uma pessoa que ocupava espaços na vida em todas suas e nossas lutas. Grandona, voz potente, sempre soltando um grito, um canto à libertação. Quando em manifestação de mais de 2 mil mulheres, no 8 de março de 2013, em BH, declarou: “Entendemos que este não é um dia de ganhar presentes, mas um dia de fazer luta por uma transformação social, por justiça e igualdade, para que as mulheres não sejam violentadas em todos os sentidos”.
Cidona, com lenço vermelho na cabeça, fazendo anotações em reunião de trabalho.

Participou ativamente do MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra,  no Vale do Jequitinhonha e toda a Minas Gerais. Há 12 anos, morava no Assentamento Franco Duarte, no município de Jequitinhonha, pelo qual lutou muito, acampando à beira da BR 367, por anos. 


Recebendo visita, no Assentamento Franco Duarte, de jovens do Movimento Meninos do Bem, de Jequitinhonha.

Era uma das lideranças sempre presente em diversos movimentos sociais do Vale: nas reuniões da Cáritas Diocesana de Almenara; nos Fóruns da Mulher do Jequitinhonha; nas atividades de formação política dos trabalhadores; na luta pela água na ASA Articulação do Semi-Árido; nos movimentos contra o Mineroduto das multinacionais do minério de ferro; no bloqueio da BR 367 em manifestação contra morte de trabalhadores; na exigência de punição dos assassinos da Chacina de Felisburgo; nos debates dos Seminários Visões do Vale, da UFMG; no apoio à ocupação de Moradia Estudantil dos estudantes da UFVJM, em Diamantina. E em tantas lutas. 


"Pátria Livre! Venceremos!" Era seu grito preferido.

Cidona era notada por todos e todas quando falava, dançava e cantava em qualquer reunião ou concentração de trabalhadores em luta. Ou quando cobrava decisões políticas de qualquer gestor público, com a mesma firmeza e altivez. Fosse quem fosse a autoridade competente. Nos encontros ela sempre puxava e comandava os gritos, cantos e danças: "Pisa ligeiro, pisa ligeiro, quem não pode com formiga não assanha o formigueiro", dizendo que somente com a união de homens e mulheres teríamos uma terra de igualdade, fraternidade e libertação de todas as amarras da vida. E chamava a juventude:"Juventude que ousa lutar, transforma e conquista o poder popular", em reunião e encontros de formação política e da cidadania.

Evina Teixeira, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Medina; Cidona do MST, de Jequitinhonha; Marizinha, da UFMG; e Marlise Matos, da UFMG. Cidona participa de Mesa de Debates sobre Direitos Humanos e a Mulher Trabalhadora Rural nos assentamentos, no I Fórum da Mulher do Jequitinhonha, em Jequitinhonha, em maio de 2011.

Quem conheceu e conviveu com Cidona sentiu a sensibilidade, a força, a inteligência e a coragem de uma grande mulher, de uma grande figura humana, em todos os sentidos. Ela era imensa e ficava ainda maior quando falava, gesticulando. Parecia que o coração dela ainda era maior que a sua anatomia, querendo pular pra fora do seu corpo, se espalhar pelo Vale, pelo Brasil, pelo mundo. 


Cidona, primeira`à esquerda da foto, em reunião de apoio dos movimentos sociais à ocupação da Moradia Estudantil da UFVJM, em Diamantina. Encontro aconteceu em 02.06.14, em Coronel Murta, no Médio Jequitinhonha.
   
Vá em paz e com Deus, Cidona! 

Sua história de luta sempre será nosso guia, nossa glória, guerreira de todos nós! 



Perdemos a presença física de Cidona do MST/MG.

Frei Gilvander LuísMoreira.

Ontem, dia 27/06/2014, sexta-feira, às 21:30h, enquanto dançava forró em uma Festa de aniversário no Assentamento Franco Duarte, município de Jequitinhonha, Vale do Jequitinhonha, MG,Maria Aparecida Alves, 48 anos, a querida e respeitada CIDONA do MST, faleceu e ressuscitou. Cidona morreu de infarto. 

Ela integrava atualmente a direção estadual do MST/MG, além de ter uma histórica militância na CPT, nas CEBs, na Cáritas, na Pastoral da Criança, na ASA, etc. 

Mulher imprescindível na luta por reforma agrária, por justiça social, por justiça socioambiental e na defesa dos direitos humanos. Ajudou a preparar a Festa de Aniversário de ontem no Assentamento Franco Duarte. Ajudou a fazer o jantar. 

Dias 24 e 25 de junho, dois dias antes de partir para a vida plena, Cidona participou de Encontro da Cáritas Diocesana e, exuberante como sempre, cumprimentava a todos/as com sorriso largo. 

Cidona tinha o poder de transfigurar os ambientes por onde passava, com seu entusiasmo irradiante contagiava a todos com disposição para tantas lutas. Em todas as lutas do MST, da CPT, das CEBs, da Pastoral da Criança, da ASA, da Cáritas etc, no Vale do Jequitinhonha ou em BH, Cidona era presença marcante. Por exemplo, dia 26/08/2006, em Salto da Divisa, MG, estava Cidona fincando a bandeira do MST no Acampamento que três dias depois foi batizado de Acampamento Dom Luciano Mendes, sob proposta dela. Ela dizia: “Ocupamos aqui no mesmo dia em que o grande bispo dom Luciano Mendes, um irmão na luta dos pobres, morreu. Por isso vamos homenageá-lo, pois cultivar a memória profética dele é dever de todos nós.”

Perdemos a presença física de Cidona do MST de MG, mas também Cidona da CPT, das CEBs, da Cáritas, da Pastoral da Criança, da ASA, enfim, Cidona, profetisa na luta dos pobres de Minas Gerais.

Cidona deixa um extraordinário legado humano, profético, espiritual, ético e de compromisso político com a causa de libertação da classe camponesa. Na ausência física, Cidona continuará presente em nós de muitas formas. Obrigado Cidona pelos 48 anos bem vividos combatendo na linha de frente da luta por reforma agrária e justiça social. 
Cidona, presente!

Assista no vídeo no link, abaixo, em gravação de frei Gilvander Cidona participando e animando um Encontro de CEBs da Diocese de Almenara, na cidade de Bandeira, MG, dias 2 e 4/12/2011.

Abraço terno na luta. 

Frei Gilvander Moreira, pela CPT/MG.


  1. Cidona do MST canta na Noite Cultural do III Encontro de ...

    www.youtube.com/watch?v=yCUfist1p1c

    Dec 6, 2011 - Uploaded by Gilvander Luís Moreira
    You need Adobe Flash Player to watch this video. ... Cidona do MST canta na Noite Cultural do III Encontro de CEBs de Bandeira-Almenara  ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário