terça-feira, 3 de junho de 2014

Movimentos sociais do Vale apoiam ocupação dos estudantes da UFVJM.


Representantes de diversos movimentos sociais do Vale do Jequitinhonha se reuniram nesta segunda-feira, 02.06.14, às 16 horas, na cidade de Coronel Murta, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, para hipotecarem apoio irrestrito aos estudantes da UFVJM que ocuparam o prédio da Moradia Estudantil, em Diamantina, no Alto Jequitinhonha.

O professor de Geografia, Mateus Sevilha, da UFVJM, fez um relato sobre a ocupação da Moradia Estudantil, afirmando que na área de ciências humanas há um abandono dos cursos de alunos matriculados em cerca de 50% dos matriculados, devido ao alto custo de moradia, alimentação e transporte em Diamantina.  Fez uma explanação sobre a política de assistência estudantil efetiva na UFVJM, falando sobre a falta de prioridade da gestão no atendimento aos estudantes. O Restaurante Universitário tem algumas pilastras levantadas há mais de 5 anos. Porém, há prédios que servirão como centro de pesquisas sendo estruturado em poucos meses. Registrou os altos preços de transporte e relatou vários casos de abandono dos cursos de estudantes de famílias de baixa renda, principalmente do Vale do Jequitinhonha.


Aline Ruas, do Movimento Atingidos por Barragens - MAB, de Araçuaí, disse que não podemos deixar os estudantes sozinhos, sendo esta luta de todo o povo do Vale. Vagner Alves de Abreu, professor de Turmalina, e Marlon Barbosa, de Virgem da Lapa, ambos assessores parlamentares, se propuseram a ajudar articular o apoio da Assembléia Legislativa de Minas.  

José Nelson Pereira dos Santos, da Articulação do Semi-árido - ASA, afirmou que a luta é difícil, mas o CONSU- Conselho Universitário da  UFVJM deve tomar uma posição para evitar o despejo dos estudantes. Como ex-conselheiro, afirmou que o Reitor Pedro Ângelo não pode tomar decisão sozinho sobre a situação.

O vereador de Itaobim e suplente de deputado estadual, o médico Jean Freire, falou da importância de todo o povo do Vale se movimentar em solidariedade aos estudantes, fazendo campanha para aquisição de alimentos e equipamentos de cozinha e quarto, de acordo com a necessidade. Politicamente, mostrou-se disposto a articular uma audiência no Ministério da Educação e concitou as Câmaras Municipais dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri a aprovarem Moção de Apoio aos  estudantes. Jean informou que ele, o colega vereador Marcus Vinicius, ambos de Itaobim, e Banu -Álbano Silveira Machado, do "Movimento a UFVJM é nossa" haviam visitado o prédio ocupado, no domingo, 01.06, à noite. Falou da emoção de todos na Assembléia de nomeação de ruas do alojamento com nomes sugestivos e simbólicos como Utopia, Escravo Isidoro, Juanita e outros, com várias comissões organizadas. Todos três colocaram-se à disposição para fortalecer a luta na conquista definitiva da moradia estudantil.   

Os vereadores Ailton Jardim e Bau de Nézio, ambos de Coronel Murta, se comprometeram a apresentar uma proposta de Moção de Apoio na próxima reunião da Câmara, ainda nesta semana.

O psicólogo e blogueiro, Álbano Silveira Machado, do Movimento A UFVJM é Nossa!, morador de Capelinha, afirmou que procuraria articular as comissões organizadas em Araçuaí, Almenara e Capelinha para obterem apoio das organizações locais, divulgando o fato, além de coordenar um abaixo-assinado nas escolas secundaristas, nos sindicatos e associações. Adiantou que seria de fundamental importância que os membros do CONSU formassem uma comissão para visita in loco da Moradia Estudantil e apresentar a questão, de caráter urgente, como ponto de pauta para discussão e decisão na reunião que se realiza nesta quinta-feira, 05.06.14,  em Diamantina. Também faria a divulgação da ocupação nas redes sociais e outros meios de comunicação do Vale.  


Cidona do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, de Jequitinhonha, disse que a luta da juventude é uma das mais belas, sendo sempre revolucionária. De ocupação o MST entende e também por isso apoia os estudantes. E argumentou: "Juventude que ousa lutar, constrói o poder popular!", sendo solidária ao movimento ocupacionista.  

Ericson Jardim, da Via Campesina, também de Jequitinhonha, afirmou que esta é mais uma das lutas que o povo do Vale deveria abraçar, junto com a juventude.

O professor de História, Erinatal Ferreira de Sousa, informou que movimentaria os estudantes secundaristas, professores e outros segmentos de Coronel Murta para apoiar a luta do movimento estudantil com debates e abaixo-assinados. 

Cleia Silva, representante da Cáritas de Almenara, se disponibilizou para articular a comunidade local e fazer divulgação do fato, debatendo a questão da assistência estudantil e a urgência no término das obras da Moradia Estudantil. 

Informações sobre a ocupação aqui:
http://blogdobanu.blogspot.com.br/2014/06/estudantes-da-ufvjm-ocupam-moradia.html

https://www.facebook.com/events/1395253094096259/?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário