sexta-feira, 18 de julho de 2014

Concerto itinerante do Barroco Mineiro começa em Diamantina

O repertório inclui obras de compositores do barroco mineiro.

Foto: arquivoConcerto itinerante do Barroco Mineiro começa em Diamantina
O concerto será realizado na Igreja Nossa Senhora do Carmo
Cidades de todas as macrorregiões do Estado terão a oportunidade de assistir à série de "Concertos Comentados de Cravo - Nosso Barroco Mineiro".

A primeira apresentação da série será neste sábado (19/7/14), às 10 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Diamantina , no Vale do Jequitinhonha.

O concerto integrará a Semana de Inverno da cidade. A série de recitais itinerantes integra aAgenda Comemorativa do Bicentenário da Morte de Aleijadinho, que reúne diversas iniciativas culturais de valorização deste artista mineiro, ícone do Barroco. A entrada para todos os eventos é gratuita.


O projeto "Concertos Comentados de Cravo - Nosso Barroco Mineiro", de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas e realizado em parceria com a Comissão OAB Cultural - Seção Minas, tem como principal objetivo levar ao público de diversas regiões do Estado um pouco da música barroca do período colonial mineiro, popularizando o estilo, em sua perspectiva musical.

O repertório inclui obras de compositores do barroco mineiro, como Manoel Dias de Oliveira, Francisco Gomes da Rocha e Lobo de Mesquita, que é considerado o mais expressivo compositor setecentista de Minas Gerais.


Nos recitais, o cravista Antonio Carlos de Magalhães executará obras sacras e profanas do seculo XVIII transcritas para o cravo, instrumento típico e genuíno do referido período.

O instrumento musical utilizado será um raro clavecin brisé (cravo dobrável) construído segundo Jean Marius (1713).

De forma didática, o músico abordará aspectos musicais relevantes relacionados à obra, artista e instrumento. “Além disso, em cada local, o concerto contará com participação de coral ou músicos da região, para fazermos um intercâmbio cultural”, destaca o cravista.

Cidades que receberão o espetáculo


Os próximos concertos serão em Caxambu (Sul), no dia 26 de julho, e Nova Era (Central), em 13 de agosto.

Na sequência (faltando apenas a confirmação das datas), o evento vai a Ipatinga (Rio Doce), Teófilo Otoni (Mucuri), Ouro Preto (Central), Paracatu (Noroeste), Montes Claros (Norte), Oliveira (Centro-Oeste), São João del-Rei (Central), Juiz de Fora (Zona da Mata), Uberlândia (Triângulo), Sabará (RMBH) e Curvelo (Central).
Fonte: ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário