sábado, 5 de julho de 2014

Levante Popular da Juventude faz ato em Araçuai

O Levante organiza a juventude para fazer denúncias à sociedade por meio de ações que incluem música, teatro, dança, adesivos, murais, grafismo, entre outros.

Foto: Gazeta de AraçuaiLevante da Juventude faz ato em Araçuai
O ato foi realizado na Duque de Caxias, praça tradicional do centro histórico da cidade.
 Usando o Rap e o Hip Hop, um grupo de jovens realizou na noite desta quinta-feira (3)  em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, um ato para divulgar o Levante Popular da Juventude, uma organização de jovens militantes que vem se espalhando pelo país, voltada para a luta de massas em busca da transformação da sociedade .

O ato pacífico,  que  contou com cerca de 50 pessoas- a maioria adolescentes- foi realizado na  Duque de Caxias, praça tradicional do centro histórico da cidade.
  
“ Acredito que o  número pequeno de participantes  está relacionado ao preconceito contra o rap “, disse Júlia Gomes, 17, simpatizante do movimento.

 Acompanhada  pela mãe, Aline Ruas,  militante do MAB- Movimento dos Atingidos por Barragens, a garota afirmou a importância da participação dos jovens nas lutas sociais.

 “ É a grande aposta da esquerda”, acredita Aline Ruas. “ Eu vim porque gosto do estilo musical”, contou Wanessa Costa, 12 anos , que levou a amiga Jaqueline Viana, de 20. “ Estou aqui pela música e pelo movimento”, afirmou Jaqueline.

 Em sua página na internet, o Levante Popular diz que a  proposta é organizar a juventude onde quer que ela esteja. “Deste modo, nos organizamos a partir de três campos de atuação:  no meio estudantil secundarista e universitário;  nas periferias dos centros urbanos e  nos setores camponeses”, garante a publicação.

 “ Desconheço o movimento. Estou mais interessado na música”, revelou Dionísio Lopes, 19.
  
“Somos um grupo de jovens que não baixa a cabeça para as injustiças e desigualdades”, afirma a galera.

 O Levante organiza a juventude para fazer denúncias à sociedade por meio de ações de Agitação e Propaganda (agitprop), ou seja, várias técnicas de comunicação e expressão da juventude com o povo, como músicas, grafismo (graffite), dança, teatro, fanzines, faixas, adesivos, murais, gritos de luta, entre outros.

 Em Araçuai, o movimento contou com a participação dos adolescentes hip-hoppers MC G-6 e MC- Rona, ambos da vizinha cidade de Itaobim e do MC Fábio Xulu e DJ Pedro Paulo de Araçuai.
  
Utilizando um carro de som, eles levaram suas mensagens através do  Hip hop, umgênero musical, iniciado durante a década de 1970, nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque.  E não faltou o rap ,um discurso rítmico com rimas e poesias, que surgiu no final do século XX entre as comunidades negras dos Estados Unidos. É um dos cinco pilares fundamentais da culturahip hop,

Fonte: Gazeta de Araçuaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário