domingo, 27 de julho de 2014

Mais de 300 lideranças de 39 municípios lançam candidatura de Jean Freire a deputado estadual.


Com o salão lotado de gente esperançosa, sorridente e disposta à luta por um novo Vale do Jequitinhonha, mais de 300 pessoas, lideranças representatativas de 39 municípios, lançaram a candidatura do médico Jean Freire, a deputado estadual, pelo Partido dos Trabalhadores. O evento aconteceu, neste sábado, 26.07.14, de 10:45 às 14:15 horas,no bairro São Jorge, em Itaobim, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.

Os dois jovens mestres de cerimônia Marcus Vinicius e Moara Sabóia abriram o lançamento com alegria, apresentando o vídeo sobre o Vale, as discriminações feitas pela mídia, a história do cidadão e profissional Jean Freire. Com a música de fundo “Jequitivale”, do Mark Gladson, fotos da trajetória política e pessoal do candidato, da caminhada “Pé na Estrada” e do Vale eram expostas, deixando muita gente com os olhos marejados.



No início, dois padres e um pastor fizeram uma oração ecumênica falando da importância da fé que anima a política para bem servir a todos os homens e mulheres, construindo uma sociedade com mais fraternidade e justiça.  Jean faz parte desta caminhada cristã.

Na composição da mesa, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), representantes dos deputados federais Nilmário Miranda, Adelmo Leão e Margarida Salomão; Alcides Guedes, de Minas Novas, ex-Delegado do Ministério de Desenvolvimento Agrário; Artur Cândido, de Araçuaí, representando os vereadores do Vale; Sérgio Gomes, representando o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado; o professor Otacílio, coordenador da Casa do Estudante; de Dora de Piô, de Coronel Murta, líder das mulheres trabalhadoras rurais; e outras lideranças.

O deputado federal Reginaldo Lopes fez a defesa de eleição do Dr Jean Freire a deputado estadual, dizendo que ele reúne as qualidades de um grande homem público que já extrapolou a sua cidade de Itaobim, se tornando um líder regional e de Minas em quem o povo do Vale já depositou muitos dos seus sonhos e esperanças. Fez uma análise de conjuntura nacional e estadual, afirmando a convicção na eleição de Pimentel Governador e na reeleição de Dilma. Afirmou que envidará todos os esforços para ajudar a candidatura de Jean Freire. E finalizou: com certeza, a eleição de Jean como deputado estadual será comemorada em 5 de outubro.


Os representantes dos deputados federais Nilmário Miranda, Adelmo Leão e Margarida Salomão, respectivamente, Edgar Mansur, Gabriel Santos e Paulo Amaral, falaram da honra de fazer dobradinha eleitoral, com um candidato de princípios políticos e de luta como o Dr Jean Freire.



Alcides Guedes, o popular Pida, de Minas Novas, ex-Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, destacou a importância da necessidade de uma representação política na Assembléia Legislativa das regiões pobres e esquecidas de Minas: os vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e norte de Minas. E Dr Jean Freire faz compromisso de lutar pelo desenvolvimento territorial e regional, junto com as organizações civis e aos gestores públicos.

A representante das mulheres trabalhadoras rurais, Dôra de Piô, de Coronel Murta, falou da vida de Jean Freire, da infância e adolescência, em visitas a terra dos seus pais, na comunidade rural de Olhos D’Água, distrito de Ouro Fino, em Coronel Murta, afirmou que a liderança política e vontade de servir de Jean aos outros vem de longe.

Lideranças políticas e populares viajaram mais de 1.000 km para prestigiar a esperança de uma nova representação política do Vale, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. É o caso de Sérgio Gomes, Secretário Municipal de Administração de Uberlândia, que representou o prefeito da cidade do Triângulo Mineiro, Gilmar Machado, que hipotecou apoio à candidatura do Dr. Jean Freire a deputado estadual. Disse Sérgio, que Gilmar viu em Jean uma das grandes lideranças da região e de Minas. E fará esforço pessoal e político para sua eleição. “O Vale já ajudou muitos representantes de outras regiões, chegou a hora de retribuir, de Uberlândia e o Triângulo Mineiro ajudarem a elegerem um filho do Vale,  Jean Freire como deputado estadual” , disse.

Mensagens políticas
Uma mensagem da ex-deputada estadual e ex-prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Hauensein Freire, foi lida pelo jovem vereador de Itaobim, Marcus Vinicius. Maria José afirmou conhecer Jean ainda adolescente, trabalhando. Lembrou da sua conquista em se formar em medicina, com as dificuldades de estudantes de baixa renda. E louvou seu retorno ao Vale para bem servir ao povo da região. Ressaltou as qualidades do companheiro de caminhada por uma sociedade fraterna, justa, humana e solidária.  

O cientista político e professor da UFMG, Juarez Guimarães, também enviou uma mensagem:Creio que o valor maior desta candidatura é que ela não pretende falar em nome do Vale mas com o Vale, não ser uma voz do Vale, mas ser um coro das vozes do Vale, de seus cantores e artesãos, de seus camponeses e trabalhadores rurais, de suas mulheres e crianças. Dr. Jean deputado estadual são as vozes do Vale, é a vez do Vale!”

Alexandra Brasil, esposa de Jean, fez discurso emocionado do compromisso do homem de família, cidadão e político que seu marido é. Alexandra é natural de Belo Horizonte,  e vive no Vale há 20 anos. Disse ser do Vale por opção, e se tornou mais uma apaixonada pelo povo da região, como tantos outros que vieram aqui trabalhar, morar e constituir família.
Sérgio Gomes, representante do Prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, declarou que o Triangulo Mineiro quer ser solidário com o Vale, na eleição de Dr Jean Deputado Estadual.

Foram ouvidos vários depoimentos de apoios: da juventude, dos idosos, de militantes históricos, professores e lideranças diversas.



Palavra de Dr Jean Freire



Depois de quase 4 horas de manifestação coletiva, fez-se uma grande vibração e aplausos quando anunciado a palavra do Dr Jean Freire candidato a deputado estadual. Jean agradeceu a presença de todos, muito emocionado. Falou do prazer e sacrifício da militância política, ao dedicar um bom tempo da sua vida à sua grande família: o povo do Vale, do Mucuri e de outras regiões sofridas de Minas.  Acredita que seus filhos se lembrariam com orgulho do pai pelo tempo tirado da sua convivência.




Registrou que a candidatura é um projeto coletivo do Vale e outras regiões. Ele era o representante de muitos sonhos e esperanças que teimam em transformar em políticas públicas a garantia de direitos e o desenvolvimento sustentável regional. Lembrou da primeira tentativa, em 2010, quando obteve 24.772 votos, quase obtendo a eleição. Agora vai! Tem ouvido de muitas pessoas, grupos e movimentos sociais do Vale. Assim, ele se sente mais rico como ser humano e como depositário de esperanças.



Agradeceu o apoio de sua família, pai, mãe, filhos, esposa, irmãos e sogra, por dar o conforto para alimentar a caminhada, o “Pé na Estrada”. No final, pousou para uma foto de todos apoiadores presentes com ele, como símbolo de uma campanha e de um mandato que serão coletivo e participativo.



O cirurgião plástico Márcio Lima, de Aimorés, na divisa com o Espírito Santo, trouxe um grupo de lideranças para reforçar o time de lideranças do Vale, declarando-se do PMDB. Como colega de formação de Jean, falou da profecia de seus colegas, há 16 anos, que chamavam Jean de deputado estadual. Que Deus nos ouça e ele possa avançar mais. Miguel Pavie, de Diamantina, disse que se emocionou com a paixão de Jean pelo povo do Vale. Gabriel Santos, de Itamarandiba, garantiu apoio a uma proposta política inovadora. Dalmo Costa, de Almenara, reforçou que caminha com Jean, pois acredita na boa representação que ele assumirá.
Caravana de Aimorés,no Vale do Rio Doce.

O Vale em peso
No final, foram registradas a presença de mais de 300 pessoas de 38 municípios dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, norte de Minas, Rio Doce, Vale do Aço, Triângulo Mineiro e Grande BH. 

Foi registrada a presença de Água Boa, Águas Vermelhas, Aimorés, Almenara, Araçuaí, Belo Horizonte, Berilo, Capelinha, Cachoeira do Pajeú, Caraí, Chapada do Norte, Coronel Murta, Comercinho, Contagem, Coronel Fabriciano, Diamantina, Fronteira dos Vales, Governador Valadares, Itaobim, Itamarandiba, Itinga, Jacinto, Jenipapo de Minas, Joaíma, Leme do Prado, Medina, Monte Formoso, Minas Novas, Novo Cruzeiro, Padre Paraíso, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Rubelita, Rubim, Salinas, Serra dos Aimorés, Teófilo Otoni, Uberlândia e Virgem da Lapa.



Leia mais sobre o médico Jean Freire:

http://blogdobanu.blogspot.com.br/2014/06/vereador-do-vale-abre-mao-de-seus.html

Cientista político afirma que candidatura de Dr. Jean indica "Aveze as vozes do Vale":
http://blogdobanu.blogspot.com.br/2014/07/a-vez-e-as-vozes-do-vale.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário