terça-feira, 1 de julho de 2014

Moradores de Almenara consideram taxa de coleta e tratamento de esgoto abusiva

Moradores ficaram inconformados e consideram a cobrança abusiva. Muitos dizem que não tem condições de pagarem o valor. Esse é o caso do Senhor Sebastião, um aposentado, com sérios problemas na visão.
Outro morador que está indignado com a cobrança é o funcionário público, Senhor Darcir. Ele terá que pagar quase 90% do valor da tarifa de fornecimento de água, fazendo com que sua conta praticamente dobre o valor.
Outra reclamação constante da população almenarense é com relação à qualidade dos serviços prestados. Na Rua Lindaura Gil, grande maioria dos moradores reclamam que as ruas apresentam várias ondulações provocadas pelas intervenções de empreiteiras contratadas pela COPASA.
Com relação à cobrada da taxa EDT, em uma demanda anterior a funcionária Raphaella Miranda da equipe de relacionamento com o cliente da empresa justifica que para as regiões onde é realizada apenas coleta, a cobrança do esgoto corresponde a 50% do valor cobrado pela água consumida no imóvel. Já onde ocorre o tratamento do esgoto, a cobrança será de 90% do valor da água.
De acordo com a resolução normativa da ARSAE nº 35/2013 que trata das Tarifas dos Serviços Públicos de água e Esgoto Prestados pela COPASA, a cobrança pelo serviço de esgotamento sanitário será graduada em razão da existência ou não de tratamento de esgoto coletado para cada um dos usuários, conforme diferenciação tarifária a seguir:
I – Tarifas EDC (esgotamento dinâmico com coleta) em caso de ausência de tratamento do esgoto coletado;
II – Tarifas EDT (esgotamento dinâmico com coleta e tratamento) em caso de efetivo tratamento do esgoto coletado.

As tarifas em vigor estão disponíveis para consulta no site: www.copasa.com.br.
(Morador com problemas de saúde diz não ter condições de pagar a conta)
Taxa de esgoto representa 90% do valor cobrado pelo fornecimento de água
Fonte:  Diário do Jequi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário