terça-feira, 12 de agosto de 2014

Aécio Neves declara que Minas tem baixo IDH devido ao Vale do Jequitinhonha, Mucuri e norte de Minas.

Candidato tucano à presidência, em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, justificou baixo desenvolvimento de Minas devido às regiões empobrecidas do Estado.
Confira na entrevista, do 12:31" a 13:35". Aécio Neves aponta as regiões como culpadas e ainda mente ao dizer ter governado para diminuir desigualdades regionais.

Vale do Jequitinhonha fica ainda mais pobre em 10 anos de governo Aécio e Anastasia.
Enquanto o Vale do Jequitinhonha diminuiu o PIB de 1,9% para 1,8%, Região Central  concentrou de 43% para 47% a riqueza de Minas. 
O norte de Minas teve a queda do PIB de 4% para 3,8 %.

http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/08/aecio-promete-enxugar-ministerios-e-fazer-governo-com-previsibilidade.html
candidato Aécio Neves (PSDB) afirmou nesta segunda-feira, 11.08.14, durante entrevista ao Jornal Nacional que as regiões do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e norte de Minas são responsáveis pelo baixo desenvolvimento do Estado. 
A jornalista Patrícia Poeta perguntou para Aécio Neves porque um estado tão rico como Minas Gerai tem  o menor IDH - Índice de Desenvolvimento Humano da região sudeste e o 9º no país. Aécio gaguejou e justificou que o baixo índice do IDH de Minas é devido o estado ter o norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha e o Mucuri com baixo desenvolvimento. E disse que isso é histórico. E acrescentou dizendo ter desenvolvido diversas ações para combater as desigualdades regionais.
Aécio ofende toda a população do norte e nordeste de Minas, regiões sempre esquecidas de investimentos dos governos, inclusive do dele e Anastasia. E se omite ao não assumir a responsabilidade de ter investido nas regiões citadas. Mente, pois, durante o governo tucano, de 2003 a 2014, houve uma concentração de investimentos na região Central, em torno de BH. As regiões pobres citadas pelo ex-governador mineiro não tiveram aumento do PIB - Produto Interno Bruto. Muito pelo contrário, o seu crescimento foi reduzido. As desigualdades aumentaram ainda mais.
E mentiu, com a cara de pau, ao dizer que a sua gestão como governador procurou diminuir as desigualdades regionais. 
Leia matéria publicada na Folha de S.Paulo,  em 20.05.2013:


Vale do Jequitinhonha fica ainda mais pobre em 10 anos de governo Aécio e Anastasia.

Enquanto o Vale do Jequitinhonha diminuiu o PIB de 1,9% para 1,8%, Região Central  concentrou de 43% para 47% a riqueza de Minas. 
O norte de Minas teve a queda do PIB de 4% para 3,8 %.


PAULO PEIXOTO, na Folha S. de Paulo
Após dez anos de gestão do PSDB em Minas Gerais, ao menos duas bandeiras do partido sofrem desgaste: o combate à desigualdade regional e à criminalidade.

Enquanto o fosso entre regiões ricas e pobres do Estado não se reduziu, a violência cresce desde 2010, sobretudo nas grandes cidades.

A gestão foi inaugurada pelo senador Aécio Neves que governou de janeiro de 2003 até março de 2010 e passou o bastão para Antonio Anastasia (PSDB), reeleito em outubro.

A dupla Aécio-Anastasia continua sendo a referência da gestão, que manteve diretrizes e os núcleos técnicos e políticos nesses dez anos.

Sobre a distribuição regional da riqueza, dados mais recentes revelam que 47% da riqueza de Minas em 2010 era produzida na Região Central, que inclui a capital. Em 2002, a região respondia por 43%.

Já a participação das regiões menos desenvolvidas no PIB ficou estagnada ou diminuiu. A participação do norte se manteve em 4% de 2002 a 2009 e caiu para 3,8%. No Jequitinhonha/Mucuri, foi de 1,9% para 1,8%.

"Tais evidências sinalizam a grande desigualdade em termos de desenvolvimento econômico que prevalece em Minas", apontou o Tribunal de Contas do Estado sobre as contas do governo de 2011.


Minas Gerais  fica em 9º no ranking do IDH.

Em 20 anos, IDH do Brasil cresce mais de 47%.
Nos últimos 20 anos, o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), do Brasil cresceu 47,5%, conforme o “Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013″, divulgado nesta segunda-feira, 29.07.13, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). 


Em comparação com os outros estados, Minas perdeu posição para Goiás em relação ao relatório de 2000 e ocupa agora o 9º lugar, com uma média de 0,731 no IDHM. O estado, porém, está à frente da média nacional, que registrou 0,727. Os primeiros três colocados da lista são o Distrito Federal, com índice de 0,818, seguido por São Paulo, com 0,783, e Santa Catarina, 0,774. Com os piores indicadores aparecem Alagoas, com 0,631, Maranhão, 0,639, e Piauí e Pará, que registraram 0,646.

São três os indicadores de desenvolvimento humano que compõem o IDHM: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). A classificação do IDHM geral do Brasil mudou significativamente nesses últimos 20 anos, passando de “muito baixo” (0,493), em 1991 para “alto desenvolvimento humano” (0,727), em 2010.
Das 50 cidades mais bem avaliadas no IDHM, 28 encontram no estado de São Paulo. Os dados demonstram também que as regiões Sul e Sudeste continuam com os mais altos índices de desenvolvimento humano, enquanto que os índices mais baixos continuam sendo registrado nas regiões Norte e Nordeste.


Pelo ranking mineiro do IDH-M, que analisa o desenvolvimento humano nos municípios, nota-se que os 10 piores estão no Vale do Jequitinhonha, Mucuri e norte de Minas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário