sábado, 9 de agosto de 2014

Internet via fibra ótica na rede chega à cidade de Berilo.

Duas empresas oferecem o serviço que significa uma melhoria de 100% na navegação da internet.

Somente a pequena cidade de Berilo, no Médio Jequitinhonha, oferece a tecnologia em todo o Vale do Jequitinhonha.

Foto: arquivoInternet via fibra ótica chega à cidade de Berilo
O município de Berilo possui de 12.300 habitantes e cidade pouco mais de 2.500 habitantes, segundo o IBGE, de 2010.

Berilo, município do Vale do Jequitinhonha, com cerca de 12 mil habitantes,  já  dispõe de internet através de fibra ótica.

“Isso significa uma melhoria de 100% na  navegação da internet“, explica José Eustáquio Ferreira, técnico em telecomunicações e responsável pela  Inforcenter Informática, que garante que usa a fibra ótica até a casa do cliente.

Desde fevereiro de 2014, outra empresa de Berilo fornece o serviço via fibra ótica na rede com o sistema HPMA até a casa do cliente. É a Informática.com, de Zaqueu Godinho Amaral, apresentando a mesma tecnologia utilizada pela net e gvt.  

Segundo Zaqueu, apenas Berilo possui tecnologia via fibra ótica na rede, no Vale do Jequitinhonha, mas utilizando outros sistemas até a casa do cliente. Em Minas Novas, está em implantação. Em Turmalina, o sistema deve ser instalado em janeiro de 2015, segundo Karine, do provedor de internet Msol.informática. Karine informa que nenhum provedor da região utiliza fibra ótica até a casa do cliente. A maioria utiliza o sistema UPP e HPMA como complementos. 

A fibra ótica é uma estrutura de vidro cilíndrica, transparente e flexível, com dimensões microscópicas, similares às de um fio de cabelo.

Trata-se de um meio de transmissão que permite o tráfego de dados com velocidades muito próximas à velocidade da luz.

José Eustáquio explica que ao chegar com a fibra até dentro da casa do cliente, o ciclo de transmissão ótica fica completo: desde a rede central até o terminal do assinante. Assim, as vantagens  em termos de alta capacidade de transmissão e qualidade do sinal são mantidas até a  casa, o que não acontece quando outras soluções são utilizadas. Além disso, a tecnologia na fibra  suporta uma vasta gama de aplicações e serviços.

O sinal na fibra é transmitido através de reflexões de raios laser ao longo de todo o cabo, atingindo uma capacidade de transmissão única, que pode ser até um milhão de vezes maior que o cabo metálico ou coaxial, o que a torna  uma das tecnologias de transmissão mais modernas do mundo.
  
Mais informações:
(33) 3737.1462 - Inforcenter- Berilo - MG
(33) 3737-1446 e (33)8824-5205 - Informática.com - Berilo - MG
(38) 3527-1057 Msol.informática - Turmalina -MG

Fonte: Gazeta de Araçuaí com algumas alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário