segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Itamarandiba: Programa Fantástico divulga projeto que cria oportunidades para jovens.

O Centro Social Mali Martin foi criado com o objetivo de tirar as crianças da rua e dar oportunidade. O projeto é apoiado pelo Criança Esperança.

Onde corre o rio Jequitinhonha, e onde o sol do semiárido de Minas compete com as fornalhas das carvoarias que a cidade de Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, no nordeste deMinas, vive o seu desafio. Crianças que ora trabalham em vez de brincar, ora brincam em precárias condições de lazer.
O município de Itamarandiba é quase que inteiramente tomado por plantações de eucalipto. Essa atividade econômica, baseada na produção de madeira, precisa de pouca mão de obra. Ninguém imaginava que no deserto de oportunidades da monocultura fosse brotar uma esperança.

É como se, do portão para dentro, um outro mundo oferecesse encantamento e ocupação a 700 crianças e adolescentes de famílias pobres. “Foi criado com o objetivo de tirar as crianças da rua, de dar uma oportunidade para elas. Quem vem aqui de manhã, frequenta a escola à tarde. Quem vem à tarde, frequenta de manhã. Eles vêm para cá por prazer”, diz Luciene Campos, supervisora do projeto.
O centro social Mali Martin leva o nome da mãe do empresário alemão que criou o projeto.
Peter Martin tinha uma madeireira na região. Ele morreu em 2008, mas deixou um fundo que é administrado por uma organização não governamental.
 
A oficina de artesanato acabou com o tédio de Nuiara. “É muito chato ficar dentro de casa, ficar só parada”, diz a menina de 7 anos.

A de manicure, deu uma profissão à estudante Beatriz Silva. “Eu já sempre gostava de manicure, aí eu fiquei sabendo, por boca dos outros, que aqui tinha o curso”, conta. 
No caso dela, foi uma porta para o mercado de trabalho. E uma nova postura diante da vida. “Eles passam a ter confiança em si mesmos e ver a vida de uma maneira mais aberta, mais clara, com mais possibilidades”, afirma a coordenadora Maria Eunice Fernandes
O apoio do Criança Esperança ao projeto permitiu a melhoria da biblioteca. E a abertura de novos cursos, como o de culinária e o de corte e costura.
Fonte: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/08/projeto-cria-oportunidades-para-jovens-do-semiarido-de-minas-gerais.html. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário