sábado, 9 de agosto de 2014

Pai, semente da vida


 
 
                                                                             PAI, SEMENTE DE VIDA
 
            Todo pai fica com ciúme sim quando sua amada só dá atenção para o novo rebento da família, mas entende. Todo pai fica emocionado quando ouve o primeiro “papai”.  Todo pai reclama dos choros fora de hora, principalmente de madrugada, mas sabe que isso passa. 
    
           Todo pai adora brincar com seus filhos por tardes intermináveis e inesquecíveis nos finais de semana. Adora viajar de carro nas férias, passear nas praças, nos parques de diversão e, claro, no shopping center. O problema é ter dinheiro suficiente para atender a tantos “Compra, pai!! Eu quero!!” Nessas horas, por questão de sobrevivência e de consciência, é obrigado a dizer “NÃO”, ensinando seu filho a pequena lição de manter os pés no chão e não atender a tantos impulsos consumistas.

            Na escola, todo pai fica chateado quando você briga com seus coleguinhas do maternal ou quando apronta uma bagunça e uma gritaria nas festas de aniversários, mas entende. Ele espera que, pelo menos, no boletim, só apareçam notas “A” ou “B”.

            Todo pai fica preocupadíssimo com as tosses, gripes, resfriados, febres, com o cisco que irrita seu pequeno olho, com os constantes tombos e arranhões, quando você come pouco ou come só  bobagens. Isso não é só coisa de mãe, não!

            Todo pai tem orgulho de mostrar pro filho ou filha a sua paixão por futebol e das loucuras que faz para seu time de coração. Sua amada tem ciúme, sim, mas entende. Ele fica ainda mais feliz quando seu filho se mostra interessado em conhecer as histórias e os mistérios da bola. Levar um filho pela primeira vez a um jogo no estádio é a glória!       
 
            Não, nem todo pai é assim. Existem pais que não gostam de futebol, mas adoram jogar peteca ou de ler deitado na rede ou de fazer questão de encher o prato de leite do gatinho de rua.

            Também não existem fórmulas prontas de como um pai deve ser ou deve se comportar. Só não pode bater! Isso nunca! Tem que educar, ensinar, conversar com jeito, ter muita paciência e persistência, trocar idéias com a família quando aparece aquela insegurança.

            Enfim, antes de ser pai, é preciso ser amigo, é preciso compreender seus filhos ou esforçar-se para fazer o seu melhor. Para ser pai é preciso estar atento às mudanças para acompanhar a evolução de quem se ama, sem perder a essência naquilo em que se acredita.
         
   E assim começam as muitas e infinitas histórias para contar sobre nós e nossos pais. Agora é hora de partir para os abraços e de degustar os frutos das muitas sementes que você, pai, plantou nos corações de seus filhos para o resto da vida.

Texto de Alan Machado.  Natural de Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, Alan trabalha na Caixa, em BH, é formado em Comunicação/Relações Públicas e cursa o Mestrado na UFMG, na área de Artes Visuais. É ator e escritor.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário