terça-feira, 9 de setembro de 2014

Escolas da rede estadual de Capelinha apresentam bons índices no Ideb



Capelinha superou a meta projetada para o ano de 2013, bem como os resultados de Minas e do Brasil

























O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do oitavo e nono ano da rede estadual de Capelinha, além de superar a meta projetada para o ano, foi maior do que os resultados de Minas Gerais e do Brasil. Apesar disso, o Ideb dos anos finais do ensino fundamental anda não alcançou o número 6, o que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

Em Capelinha, a média projetada para o oitavo e nono ano do ensino fundamental da rede estadual em 2013 era 4,0 e a cidade alcançou 5,3. Em Minas Gerais, a média prevista era 4,4 e o Estado alcançou 4,7. Já para o Brasil, a média estipulada era 4,2 e o país só alcançou 4,0, estando abaixo do número estabelecido.

Sandra Sampaio, inspetora escolar do Estado, considera que os números do ensino fundamental são favoráveis na cidade. “Os índices são bons aqui em Capelinha. Algumas escolas até ultrapassaram a média 6, que equivale à educação nos países desenvolvidos”, afirmou. De acordo com Sandra, as escolas da cidade têm conseguido cumprir algumas metas do Plano Nacional de Educação (PNE), sendo este um dos principais motivos para os altos índices no geral. “As crianças estão sendo alfabetizadas até, no máximo, os oito anos de idade, como prevê a meta 5 do PNE, por exemplo”, disse.

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007, em uma escala de zero a dez. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil, e sintetiza dois conceitos importantes para a qualidade da educação, que são a aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática.

Minas é o primeiro Estado no ranking do ensino fundamental do país no Ideb 

Minas Gerais lidera o ranking do ensino fundamental, desde o 1º ao 9º ano, no Ideb relativo ao ano de 2013. No ciclo inicial, do 1º ao 5º ano, a meta alcançada para todas as redes de ensino foi 6,1, empatando com São Paulo. Entretanto, a meta projetada para MG era de 5,7, enquanto para SP era de 5,8. Para o ciclo final, que corresponde do 6º ao 9º ano, o Estado alcançou 4,8, enquanto a meta estipulada era de 4,6. Em relação às redes estaduais, Minas também se encontra no topo, com média 6,2 no ciclo inicial e 4,7 no ciclo fundamental. As metas projetadas eram 5,9 e 4,4 respectivamente.

Fonte: Portal de Capelinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário