quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Araçuaí: Mulheres protestam contra a violência

Somente este ano, duas mulheres foram mortas pelos maridos em Araçuaí.

Um grupo de pelo menos 50 mulheres, a maioria pequenas agricultoras, saiu em passeata no final da tarde desta terça-feira (21.10) em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, para protestar contra a violência doméstica de que são vítimas no dia a dia.

A manifestação, que teve apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais, tinha como objetivo chamar a atenção para a impunidade ainda comum neste crime que somente nos últimos 10 meses, vitimou duas mulheres na região de Araçuaí.

Para as manifestantes, este tipo de iniciativas são “extremamente importantes, porque este é um crime público, o que faz com que a sociedade tenha aqui também um peso importante”, na medida em que não deveria ser “apenas a vítima a denunciar estas situações, mas a própria sociedade a envolver-se.

As mulheres percorreram ruas do centro da cidade até a praça do Fórum – Foto: Gazeta de Araçuaí

Apesar da pouca divulgação, as manifestantes acreditam que atos neste sentido devem se repetir. A passeata saiu da porta do Sindicato do Trabalhadores Rurais de Araçuaí, no Alto Santuário, percorreu as ruas da cidade e finalizou na praça do Fórum.

O último caso de violência contra a mulher, foi o assassinato da dona de casa Clarisse Neves Lima, de 47 anos, em Araçuaí. Ela foi morta dentro de casa, no último dia 21 de setembro, depois de ser agredida com uma paulada na cabeça, desferida pelo companheiro dela, o motorista José Fernando Almeida Silva, de 52 anos. A motivação foi uma crise de ciúmes do motorista. O casal estava em processo de separação.

Três dias após o crime, José Fernando, natural de Teófilo Otoni, se apresentou na delegacia de Polícia Civil de Araçuaí, prestou depoimento e foi liberado. Ele vai responder o processo em liberdade.

Meses antes de ser morta, Clarice teria procurado a polícia, reclamando dos ciúmes exagerados do marido. Contra José Fernando já havia uma medida protetiva determinando o afastamento dele da companheira que sofria violência doméstica. Clarice Lima foi morta na presença da filha de apenas 3 anos.

Outro crime que chocou a cidade, foi o do lavrador José Ferreira dos Santos, de 77 anos. Ele matou a facadas, a mulher dele, a também lavradora Lionara Gonçalves dos Santos, de 70 anos, de quem já estava separado. O crime ocorreu na região do Gravatá, zona rural de Araçuaí, no dia 28 de maio.

O lavrador foi preso no dia seguinte e condenado a 9 anos de prisão , após julgamento que aconteceu no Fórum de Araçuaí, no último dia 10 de outubro. O advogado de defesa do lavrador disse que vai recorrer da decisão.

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário