domingo, 26 de outubro de 2014

Hospital de Medina fecha as portas por falta de pagamento aos médicos

A responsabilidade dos repasses financeiros é da prefeitura municipal que ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Foto: arquivoHospital de Medina fecha as portas por falta de pagamento aos médicos
O problema financeiro do hospital é antigo.Desde 2013, a direção realiza rifas, eventos e recebe doações da população, como alimentos e roupas de cama
A população de Medina, no Vale do  Jequitinhonha, com mais de 20 mil habitantes está desamparada na área da saúde.

 O único hospital da cidade, o Santa Rita, divulgou um comunicado nesta quinta-feira, 23 de outubro, informando a  paralisação das atividades devido à falta de pagamento dos médicos.

Segundo a direção, a Prefeitura Municipal não repassou os R$ 40 mil reais do mês de agosto.

 O dinheiro é  enviado pelo estado, via prefeitura, todo mês para pagamento dos médicos plantonistas.

A situação está deixando a população revoltada. De acordo com uma moradora que preferiu não se identificar, , a situação é crítica. Segundo ela , pessoas doentes são obrigadas a viajarem cerca de 40 quilômetros até Itaobim, para receberem atendimento médico.
Ela  disse ainda  que o hospital só está atendendo casos de urgências, como pessoas feridas em acidentes ou vítimas de tentativa de homicídios.

Em outros casos, o doente é orientado a procurar o hospital mais próximo.

Um outro morador utilizou uma rede social para desabafar. “É vergonhoso chegar a esta situação, nosso único hospital, politicagem que pode levar a morte. É uma irresponsabilidade, a verba vem direto da Secretaria de Saúde do estado, o prefeito só tem que repassar. Mas ao invés disso, prende o dinheiro em seu poder, como se fosse o dono, sem se importar quantas pessoas podem morrer.”,

.
O problema financeiro do hospital é antigo.Desde 2013, a direção realiza rifas, eventos e recebe doações da população, como alimentos e roupas de cama para manter o hospital em funcionamento.
A prefeitura e a secretaria municipal de Saúde ainda não se manifestaram sobre o assunto.

Fonte: Aconteceu no Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário