sábado, 27 de dezembro de 2014

Arte do Vale Jequitinhonha é exposta no Horto em Belo Horizonte

As peças, das mais variadas formas, tamanhos e cores, fazem parte da coleção do Museu de História Natural

Foto: arquivoArte do Vale Jequitinhonha é exposta no Horto em Belo Horizonte
as peças trazem assinatura de importantes nomes da região, como Ulisses Pereira Chaves, Ana Rodrigues e a Família Batista.





Belo Horizonte passou a hospedar, no início da semana, uma mostra peculiar de obras em cerâmica: 39 moringas do Vale do Jequitinhonha criadas a partir da década de 1970 e que trazem assinatura de importantes nomes da região, como Ulisses Pereira Chaves, Ana Rodrigues e a Família Batista.

“É a primeira vez que a cidade recebe uma mostra como essa. Uma oportunidade rara para conhecer a arte do Jequitinhonha”, destaca a museóloga Cláudia Cardoso, responsável pela curadoria da exposição.

A mostra,  ocupa por tempo indeterminado o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

As peças, das mais variadas formas, tamanhos e cores, fazem parte da coleção do museu, que atualmente conta com mais de 500 objetos, entre jarros, xícaras, bacias, bules e peças de casamento.

As moringas, segundo a curadora, pertencem a uma fase de produção que ainda trazem a ingenuidade característica das comunidades não afetadas pela modernidade e pelas encomendas por atacado. “Elas eram produzidas inicialmente para manter a água fresca. Só mais tarde, as peças ganharam caráter decorativo e de obras de arte”, explica.

Ainda segundo a curadora, as peças ilustram o domínio da técnica indígena ressaltando o caráter peculiar do ofício – ao mesmo tempo que alerta para a necessidade de preservação deste patrimônio.

A exposição Moringas do Vale do Jequitinhonha: memória preservada. A exposição ficará em cartaz por tempo indeterminado.

Dentre os vários segmentos patrimoniais do Museu, destaca-se o acervo de Arte Popular constituído por aproximadamente 820 objetos, onde se inclui os Presépios do Pipiripau e Pipiripin e a importante coleção do Vale do Jequitinhonha, composta de 200 peças cerâmicas utilitárias e decorativas, datadas de meados da década de 1970 (século XX) e assinadas por diversos artistas da região.

Nesta mostra, composta por 39 peças, optou-se por um eixo curatorial que privilegia as moringas, uma das formas tradicionais mais representadas na produção utilitária do Vale. A maioria das peças se origina da cidade de Caraí. Destacam-se duas moringas trípodes, uma antropomorfa e outra zoomorfa, do reconhecido artista popular Ulisses Pereira Chaves, sendo que uma delas foi restaurada recentemente. A exposição é uma oportunidade, também, para conhecer as moringas-bonecas atribuídas a Joana Gomes dos Santos, mãe da consagrada Noemisa Batista, e a Ana Rodrigues, irmã de Ulisses Pereira.

Algumas peças guardam particularidades citadas por Cecília Meireles, em seu livro As Artes Plásticas no Brasil – Artes Populares: “são dignas de nota as garrafas de barro encontradas em alguns lugares de Minas; as moringas em forma de galinha com a crista e a barba pintadas de vermelho e as penas de asas e da cauda em riscas pretas e brancas de diferentes regiões desse mesmo Estado”.

As moringas desta exposição são de uma fase de produção em que ainda trazem a ingenuidade característica das comunidades não afetadas pela modernidade e pelas encomendas por atacado. As peças ilustram o domínio da técnica indígena do “levante”, sem o uso do torno. Pretende-se, assim, ressaltar o caráter único e peculiar deste ofício, ao mesmo tempo em que alerta para a necessidade do trabalho de conservação e preservação deste patrimônio.

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG 
Rua Gustavo da Silveira, 1.035, Santa Inês. 
Terça a sexta, das 9h às 16h. Sábados domingo, de 10h às 17h. 
Entrada R$ 4. Gratuito para menores de 5 anos e maiores de 65. 
A visita é gratuita.

O telefone de contato é o (31) 3409-7650.

Assessoria de imprensa do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG
(31) 3409-7607

Fonte:Hoje em Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário