quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Capelinha: Irmãos que não se veem há 60 anos se reencontrarão.


Moradora do bairro Vila Operária prepara Natal em família para acolher o irmão que foi embora aos nove anos
Benedito Soares, de 68 anos, que mora em Mato Grosso, e Ana Soares, de 67, do bairro Vila Operária de Capelinha
Benedito Soares, de 68 anos, que mora em Mato Grosso, e Ana Soares, de 67, do bairro Vila Operária de Capelinha
Quando tinha nove anos, o menino Benedito Soares de Araújo deixou Capelinha com uma tia, para morar em Apucarana, no Paraná. Hoje, aos 68 anos, ele vive em Campo Novo do Parecis, no estado do Mato Grosso, e já faz 59 anos que não vê a família, composta por mais quatro irmãos, sendo que três moram em Capelinha e uma em Minas Novas. 

O senhor Benedito, que é aposentado, contou sua história para uma família dona de um mercado localizado próximo à sua residência, e a comerciante Júlia Thaíse de Souza Ramos, de 24 anos, entrou em contato com a Rádio Aranãs FM, de Capelinha. 

Além de enviar uma foto do amigo, Júlia pediu ajuda para localizar a família do aposentado. Após atuação da assistente social Camilla Cristina Oliveira, e de outros funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social, está próximo o dia em que a família Soares vai se reunir novamente, após seis décadas de separação.

“Estou muito ansiosa, não vejo a hora de reencontrar meu irmão. Quando ele foi embora, eu tinha oito anos, e minha mãe sempre falava sobre ele, mas até hoje a gente não sabia nem se ele estava vivo”, comenta a dona de casa Ana Soares Borges, moradora do bairro Vila Operária, que é um ano mais nova que Benedito.

Júlia Ramos conta que o capelinhense está bem de saúde, mas, em decorrência de quatro derrames, precisa de cuidados especiais, já que um dos lados do corpo ficou paralisado. 

Benedito tem casa própria no Mato Grosso, financiada através do Programa Minha Casa Minha Vida. “Ele se vira sozinho como pode, faz a própria comida. Mas tem dificuldades para limpar a casa e cuidar de si mesmo”, conta Júlia. 

A comerciante, que conheceu Benedito há oito anos, lamenta ao pensar que não verá mais o amigo, que vai se mudar para Capelinha, mas diz torcer pelo encontro dele com a família.

Ana Soares, irmã de Benedito, aguarda a chegada do aposentado para reunir novamente a família. A passagem de ida dela e de um acompanhe para o Mato Grosso será custeada pela Secretaria de Assistência Social de Capelinha, e a de volta, já com o irmão Benedito, pela Assistência Social de Campo Novo do Parecis. 

A previsão inicial é a de que até o meio do mês Benedito já esteja em Capelinha. “Nosso Natal será abençoado, a família vai estar completa novamente”, comemora a capelinhense Ana Soares. Os outros irmão são Rosa, Sebastião e Ildefonso.

Fonte: Por Rosa Santos - Portal de Capelinha/Jornal Acontece Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário