sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Prefeito de Capelinha é eleito presidente do CISNORJE.


Cisnorje, consórcio de municípios, responde pelo serviço de atendimento móvel de urgência em praticamente todo o Mucuri e Jequitinhonha
O prefeito de Capelinha, Zezinho da Vitalina, foi eleito presidente do Cisnorje
O prefeito de Capelinha, Zezinho da Vitalina, foi eleito presidente do Cisnorje
O prefeito de Capelinha, Zezinho da Vitalina, foi eleito presidente do Cisnorje (Consórcio Intermunicipal de Saúde de Urgência Macro Nordeste/Jequitinhonha) para o biênio 2013/2014. 

O Cisnorje é a instância responsável pela gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na região. Ao todo, reúne 86 municípios dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. 

A eleição do novo presidente do Cirnorje aconteceu na tarde desta sexta-feira, 19.12, na sede do órgão, em Teófilo Otoni. 

O atual presidente, Vicente Alves Guedes, prefeito de Itambacuri, agora será o primeiro vice-presidente. Como segundo vice-presidente, ficou o prefeito de Palmópolis, Alcisio Alves. Na atual gestão, Zezinho da Vitalina ocupava o cargo de primeiro vice-presidente.

Antes da assembleia de votação, havia duas chapas em formação, mas as articulações apontando o amplo favoritismo do prefeito de Capelinha levaram a outra chapa a desistir da disputa. 

“Com essa vitória, o prefeito Zezinho da Vitalina e os demais integrantes da nova diretoria se estabelecem como grandes lideranças no sistema de saúde de urgência na região”, comentou o minasnovense Zé Pedro Cordeiro, suplente de deputado estadual e um dos articuladores envolvidos na composição da chapa vitoriosa. 

A movimentação contou ainda com o empenho de prefeitos de todas as regiões do Cisnorje, como o próprio Vicente Alves Guedes, de Itambacuri, além do prefeito de Pavão, Carlão; de Virgem da Lapa, Warley Lopes de Oliveira; e de Araçuaí, Dr. Armando.

O novo Conselho Diretor terá como 1º, 2º e 3º secretários, respectivamente, os prefeitos Warley Lopes de Oliveira (Virgem da Lapa), Gilson Ferreira (Novo Cruzeiro) e Marcelo Olegário (Divisa Alegre). Já o Conselho Fiscal Titular terá os prefeitos Arlerte dos Santos (Aricanduva), Gilmar Teixeira (Itaipé) e Robson Machado (Medina). No Conselho Fiscal Suplente, estão Rômulo Ronaldo (Presidente kubitschek), Ramon de Ferraz (Nanuque) e Evandro de Aguilar (Rubim).

O SAMU é responsável pela regulação dos atendimentos de urgência, pelo pré-hospitalar do sistema de urgência e pelas transferências de pacientes graves. O atendimento nas 22 cidades que integram o Cisnorje é feito por 26 ambulâncias, sendo 21 Unidades de Suporte Básico (USB) e cinco Unidades de Suporte Avançado (USA), também denominadas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Todo o atendimento é feito por meio do telefone 192, concentrado na Central localizada em Teófilo Otoni. Através da ligação para o telefone 192, um médico avalia preliminarmente a situação do paciente e determina qual ambulância deve ser acionada. Em Capelinha, existe uma USB, tripulada por técnicos de enfermagem e condutor socorrista, orientados pelo médico na central de regulação.
Fonte: Por Regiane Marques Sampaio - Portal de Capelinha/Jornal Acontece Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário