segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cemig transfere pepino da iluminação pública para os municípios mineiros.

A medida da Aneel cumpre uma determinação da Constituição Federal de 1988.

Municípios tentam descascar abacaxi, jogando a conta nos ombros da população que reage e protesta nas Câmaras Municipais. 

Foto: arquivo Cemig transfere ativos de iluminação pública para os municípios mineiros
Já a partir de 1º de janeiro de 2015, por determinação da Aneel, solicitações devem ser feitas às prefeituras ou aos órgãos credenciados
 
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que o prazo para a transferência dos ativos de iluminação pública para as prefeituras de todo o país se encerrasse, na quarta-feira, 31/12.
 
Para não sofrer as penalidades previstas na legislação, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig)acatou a determinação da Aneel para deixar de ser a responsável pelo serviço em todos os 774 municípios de sua área de concessão. Com isso, as solicitações de serviços relativas à iluminação pública devem ser feitas às prefeituras ou aos órgãos credenciados pelos municípios, por meio de suas próprias centrais telefônicas de atendimento (call center) à população, já a partir da próxima quinta-feira (01/01).

Segundo o superintendente de Relacionamento Comercial com Clientes de Distribuição da Cemig, Carlos Augusto Reis de Oliveira, cerca de 80% dos municípios mineiros optaram pela formação de consórcios que poderão assumir a iluminação, e a manutenção será realizada pelas próprias prefeituras.

A Cemig informa que, desde 2013, junto com o Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), vem orientando os representantes de municípios e associações a respeito da transferência de ativos de iluminação pública para as prefeituras.

Alguns municípios completaram antecipadamente a transferência dos ativos, por meio de licitação para contratação direta ou via consórcio por intermédio das associações de municípios.
 
Em muitos casos, a Cemig prestou orientação quanto à elaboração desses editais, ajudando na formação de consórcios intermunicípios de gestão da iluminação pública. Além disso, foi firmado acordo de cooperação técnica entre a Cemig e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), com  a participação da Sedru e da Associação Mineira de Municípios (AMM), que trabalharam e construíram, em conjunto, normativas que foram analisadas e aprovadas pelo TCE-MG.

Segundo Carlos Augusto de Oliveira, a Empresa também vem auxiliando os municípios na organização do serviço de manutenção, especificando o material adequado, disponibilizando normas e orientações técnicas e enfatizando os aspectos de segurança necessários.

A medida da Aneel cumpre uma determinação da Constituição Federal de 1988 que, em seu artigo 149-A e conforme Emenda Constitucional nº 39, de 19 de dezembro de 2002, transfere aos municípios a competência para “organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local” e atribui exclusivamente aos municípios a competência para cobrar da população os recursos necessários para o custeio dos serviços de iluminação pública, facultando a arrecadação dessa contribuição por meio da fatura de energia elétrica.

Fonte: Agência Minas 

Comentário do Blog
Este é um dos pepinos que o novo presidente da Cemig, o economista e ex-Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges,  terá que enfrentar. 

Os municípios receberam os ativos da CEMIG sem fazer um diagnóstico de toda a estrutura da iluminação pública. 

Há postes, fios e lâmpadas já deteriorados que terão que ser trocados, em curto prazo.  Os pequenos municípios não tem recursos para investimentos para quase nada.

o há corpo técnico capacitado para fazer manutenção dos serviços recebidos.
Algumas empresas privadas, espertamente, ajudaram os municípios a montarem consórcios, ficando a administração dos serviços de iluminação pública por sua conta.

Acontece que os altos custos destes serviços cairão nas costas dos municípios. Alguns tentarão aumentar a tarifa de iluminação pública nas Câmara Municipais e provocará uma mobilização popular para evitar o ônus cair sobre os ombros dos cidadãos. Isso já aconteceu em alguns municípíos como Coronel Murta, Minas Novas e outros. Os vereadores votaram contra o aumento de tarifa.

Onde os municípios buscarão recursos para estes serviços?     

Em breve, os prefeitos baterão nas portas da CEMIG, pedindo perdão das dívidas para e não ser considerados inadimplentes e as cidades não ficarem na escuridão com o corte de energia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário