sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Unimontes Solidária atende 2,7 mil pessoas no município de Minas Novas


Equipe formada por dois professores e 35 alunos de diversos cursos atuaram junto à população da área urbana e na zona rural.


O Projeto Unimontes Solidária realizou 2.777 atendimentos no município de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha. O balanço foi apresentado nesta sexta-feira (23) pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão, setor responsável pelas ações que envolvem acadêmicos de diversos cursos em trabalhos voluntários para a comunidade em geral no período de recesso letivo.
Entre os dias 12 e 19 deste mês, a equipe formada por dois professores-orientadores e 35 alunos de diversos cursos da Unimontes atuaram junto à população da área urbana e na zona rural – onde residem quase 70% dos 32 mil habitantes de Minas Novas (estimativa IBGE/2014). Foram atendidas as comunidades de Cruzinha, Baixa Quente, Ribeiro dos Santos, Forquilha, Palmital, Pau D’Olinho, Saudade, Dom Bosco e Padre Emiliano.
“O trabalho foi direcionado às demandas que a comunidade nos apresentou. Com isto, 50% estiveram focados na área de saúde”, explica o coordenador da CAE, professor Gilson José Fróes.. Dentre as ações realizadas estão campanhas de vacinação contra o HPV e de prevenção ao colo de útero e controle/prevenção do diabetes. Para a terceira idade, a Unimontes realizou uma gincana educativa em integração com crianças na qual foram trabalhados temas como respeito,  trabalho em equipe, convivência e o incentivo às práticas saudáveis.
O Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (SAJ Itinerante), desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Direito, atuou na orientação aos cidadãos sobre o acesso à Justiça. Outro trabalho desenvolvido no âmbito do “Unimontes Solidária” foi uma pesquisa de opinião pública solicitada pela Prefeitura sobre a satisfação dos moradores de Minas Novas com o serviço de atenção básica de saúde. O relatório final será entregue na próxima semana e contribuirá na elaboração de novas políticas públicas para o setor.
Nova imagem
A cada semestre, o Unimontes Solidária atende duas cidades das regiões Norte, Noroeste e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri que apresentam o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média do restante do Estado. Neste sábado (24), às 7h30, outro grupo formado por 35 acadêmicos embarca para São João do Pacuí, segundo município a ser atendido neste mês. Os trabalhos se estenderão até o dia 31. Neste primeiro fim de semana de atividades, a população participará de apresentações culturais,  jogos e gincanas esportivas e show com artistas locais. Na segunda-feira, a intervenção será no distrito de Santa da Pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário