sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Atrás de sonhos, além de Minas Gerais

Pedro Morais mostra som diferente, lança primeiro clipe da carreira, do CD “Vertigem”, e revela carinho por São Paulo. 

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Pedro Morais também pretende lançar em março deste ano um novo disco com o quarteto Cobra Coral

                                                   PUBLICADO EM 27/02/15 - 03h00, no O TEMPO.
                                   “O mineiro é muito caseiro, a gente tinha que                                             atacar mais”. É assim, além das montanhas de                                           Minas Gerais, que o músico Pedro Morais quer                                         chegar com sua “Vertigem” (Oi Música, 2013), o                                     terceiro álbum solo da carreira, na estreia da                                             temporada 2015 do projeto Domingo no Museu,                                       no Museu de Arte da Pampulha (MAP).

                                   Para o show de domingo, o cantor e compositor ,                                      além do repertório de “Vertigem”, passeia por                                          seus outros discos, “Pedro Morais” (2005) e “Sob                                    o Sol” (2009). Acompanhado de Frederico                                                Heliodoro (baixo), Lenis Pereira dos Santos                                              (bateria), Marcelo Guerra de Albuquerque Filho                                        (guitarra) e Marcus Nogueira Siqueira (teclado), o                                    som de Morais vai soar diferente. “Houve um                                            amadurecimento, os violões não imperam mais, as                                    letras são mais duras”, diz o artista.
                                   É certo que há algum tempo o cantautor mineiro deixou de ser o garoto de cabelos bagunçados                                      preso a baladas romanceadas pelo violão. Aos 33 anos, a doçura de suas letras ganharam pontos                                    de aspereza e certa sujeira, suas cordas de nylon foram supridas parcialmente por guitarras mais                                    agressivas e, naturalmente, os limites geográficos das suas canções foram se expandindo. “Eu                                        sempre tive planos para o meu som, à medida que produzi discos, eles foram ganhando outras                                        cores. Eu já queria usar guitarra desde ‘Sob o Sol’ (2010), deixar as músicas com mais energia.                                    É um disco com pegada, com um lance pop, groove, ritmo bem marcado, mas ao mesmo tempo                                    as músicas são um pouco mais simples. E agora percebo que é um divisor de águas na minha                                        carreira”, analisa o músico sobre “Vertigem”.
                                   SAMPA. A guinada na carreira vai além da sonoridade das 12 faixas de “Vertigem”, que está                                        há cerca de um ano na estrada com shows por Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, além                                    do interior mineiro. Depois de morar por cerca de um mês na casa do produtor Gustavo Ruiz, na                                    capital paulista – trabalhando nas gravações do álbum–, as vontades do músico começaram a                                        ser transformadas. Se hoje ele mora em Sete Lagoas, a 60 quilômetros da capital, é por causa do                                    filho, Dante, de apenas um ano.
                                    “Hoje é um pouco difícil pela atenção que ele demanda. Mas ainda tenho muita vontade de                                            morar em São Paulo, sim. Mas é por uma relação criativa com o caos. Tem um milhão de                                              pessoas amontoadas, filas, carros a perder de vista: mas não vejo isso como 100% negativo. O                                      grande centro e o caos todo dali faz com que a gente reflita mais sobre nosso comportamento                                        no coletivo”, diz. Mesmo com a cena mineira em efervescência, Pedro Morais, conhecido em                                        Belo Horizonte, não titubeia ao cravar seu sonho. “Levar minha música ao mundo”, pontua.                                          “O que eu não quero é ficar quieto, esperando a parada acontecer. A gente precisa se jogar                                            nessas situações de desconforto mesmo. Pelo menos falando do ponto de vista artístico, é                                              necessário se confrontar com as realidades, as coisas mais duras da vida. Eu passei muito                                             tempo não me jogando”, diz.
                                    CLIPE. Umas das formas de mergulhar em outros universos, para Pedro Morais, é o                                                     lançamento do primeiro clipe da carreira, “Vertigem”, que deve acontecer em março, com                                             show em Belo Horizonte. Gravado em Sete Lagoas, com produção de Renato Soares e                                                   participação da bailarina Cibele Maia, as filmagens também prometem revelar um novo Pedro                                       Morais. “Chamei a Cibele para o clipe porque eu queria que ela fizesse uma performance,                                             pensando na letra e na delicadeza, e também para encontrar um lugar de não delicadeza, fazer                                       um clipe não delicado. Até porque a música do disco tem uma aspereza. E revelar isso no vídeo                                     trará outra percepção às pessoas”, afirma Pedro Morais.
                                    Serviço. Pedro Morais apresenta“Vertigem”, neste domingo, no Museu de Arte da Pampulha                                         (MAP) (avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha), a partir das 11h. Os ingressos                                         custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).  Fonte: O TEMPO

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