domingo, 22 de fevereiro de 2015

Cáritas e parceiros implantarão banco de sementes no semiárido

Bancos de Sementes no semiárido beneficiarão pelo menos 12 mil famílias (Foto: Divulgação/Cáritas Brasileira)
A Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, em parceria com as Cáritas Diocesanas de Araçuaí, de Almenara e também do Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), implantará no semiárido mineiro 16 bancos comunitários de sementes crioulas até fevereiro de 2016. 

As cidades contempladas são Turmalina, Veredinha, Araçuaí, Itinga, Jequitinhonha e Felisburgo.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), serão investidos cerca de R$ 21 milhões para a construção dos bancos em todo semiárido no país que vão beneficiar pelo menos 12 mil famílias de agricultores.

Bancos de sementes serão criados até 2016 (Divulgação)
O objetivo é garantir aos agricultores e agricultoras o acesso a sementes crioulas, que são resultado de cruzamentos naturais ou induzidos para melhorar a qualidadedas plantas. A medida, que também prevê a capacitação técnica, deve ampliar a produção agrícola e garantir a segurançaalimentar e nutricional dessas famílias.

A construção dos bancos acontece por meio de uma parceria entre o MDS e a Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido (AP1MC).

A utilização das sementes crioulas visa, exatamente, o resgate e o aumento na utilização da biodiversidade local. Sementes crioulas, também chamadas de sementes da paixão, sementes nativas ou sementes salvas, não sofreram modificação biotecnológica, ao contrário das híbridas e transgênicas. Elas produzem alimentos mais saudáveis, contribuem para a preservação ambiental, melhor se adaptam à região nativa e são mais independentes do uso de tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário