domingo, 8 de fevereiro de 2015

Empresa espanhola assume manutenção da luminação pública em Capelinha e região

 Asolar Energy, que inaugurou ontem sua sede em Montes Claros, terá bases operacionais em Capelinha e Diamantina, no caso do Alto Jequitinhonha.


A Asolar Energy inaugurou na quarta-feira, 04.02, a sua sede em Montes Claros, com as presenças de autoridades políticas. A empresa, de origem espanhola, assume, a manutenção da iluminação pública em todo o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, alcançando aproximadamente 150 municípios, após vencer as licitações realizadas pelos Consórcios Intermunicipais Multifinalitários dessas duas regiões mineiras. 

A partir de 10 de fevereiro, a empresa começa a executar este serviço, substituindo a Cemig, A Asolar Energy emitiu comunicado onde se compromete a partir de então, dotar estas duas regiões com as mais modernas tecnologias nesta área.

A Asolar Energy é a primeira empresa a assumir a manutenção da iluminação pública em Minas Gerais, após a entrada em vigor da legislação que determina a transferência para os municípios da manutenção dos chamados ativos de iluminação. 

No caso do Alto Jequitinhonha, a Asolar Energy venceu uma licitação compartilhada entre todos os municípios que integram a Amaje (Associação dos Municípios do Alto Jequitinhonha), com exceção de Carbonita. O processo ocorreu via Amaje, em sua sede em Diamantina. 

Para assegurar o pleno atendimento aos municípios consorciados, a Asolar Energy irá implantar duas bases de operações, sendo uma em Diamantina e a outra em Capelinha. Na região, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário é presidido pelo prefeito de Capelinha, Zezinho da Vitalina.

PERFIL DA EMPRESA ASOLAR ENERGY

Segundo comunicado à imprensa, “a Asolar Energy foi fundada como resultado do entusiasmo de um grupo de técnicos espanhois, com ampla experiência profissional, desejosos de oferecer ao setor das energias renováveis, projetos especializados de engenharia, serviços de auditoria, inspeção de alta qualidade, entre outros”. A empresa está presente no mercado solar fotovoltaico desde 1990. “Dedicamo-nos ao desenvolvimento, construção e instalação de projetos de parques fotovoltaicos de diversos formatos tecnológicos, desenvolvimento de projetos de integração arquitetônica, operação e manutenção”, salienta o presidente do Conselho de Administração da Empresa, Carlos Vives.

Um dos desafíos estabelecidos pela empresa espanhola é dotar todos os municipios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha com a iluminação led, que dá maior claridade e com isto inibe a ação dos marginais na prática de crimes, além de ser mais económica. 

Os presidentes de Implantação e Contratos, Rodrigo Silva, e do Conselho de Administração, Carlos Vives, acrescenta que a Asolar Energy possui uma equipe de profissionais capacidados para apoiar os municípios na elaboração de projetos de iluminação pública, sejam para eficiência dos sistemas, expansão do parque ou iluminações especiais, realizando analises técnicas, econômicas e financeiras que ajudarão o munícipio nas negociações com as concessionárias de energia elétrica na busca de financiamentos, com modernos softwares de cálculo luminotécnico.

A Asolar Energy é fruto de  consórcio tecnológico da Espanha com um grupo europeu de investidores. O consórcio é formado por quatro empresas: Asolar Energy (construção e instalação de projetos de parques de energia solar fotovoltaica), Leblan (de instalações e tecnologia para setores industriais de concreto, agregados e tratamentos de resíduos); Gestamp Biomassa (operação e geração de energia elétrica oriunda de biomassa); Eco Hispanic (que desenvolve um sistema inovador de tratamento contínuo de resíduos urbanos).

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

presidente de Implantação e Contratos, Rodrigo Silva, e o da Asolar Energy, Rodrigo José Silva, explicam que o plano de cooperação entre a cidade de Rivas-Vaciamadrid e o Norte de Minas/Vale do Jequitinhonha está fundamentada na experiência de sucesso do município espanhol: 
“Rivas-Vaciamadrid foi o berço da guerra civil espanhola e foi totalmente destruída. Reconstruída de forma planejada e sustentável, hoje, a cidade (populosa) já superou o controle de emissão de gases, apresenta resultados eficientes em tratamento de água, saneamento, tratamento e destinação de resíduos”, explicou o empresário brasileiro, que possui cidadania espanhola.

O consórcio espanhol lembrou que a região compreendida pelo Norte de Minas Gerais e o Vale do Jequitinhonha é a de maior potencial para receber investimentos infraestruturais para geração de energia eólica e solar, segundo os atlas solarimétricos e eólicos da Cemig e do Governo do Estado. 

O estudo aponta índices de radiação solar e circulação atmosférica bem acima da média, justificando grandes investimentos em parques híbridos de geração de energia limpa, bem próximo de linhas de transmissão elétrica e centros de consumo. 

“A Asolar Energy está presente no mercado solar fotovoltaico desde 1990, com ampla experiência profissional, oferecendo ao setor das energias renováveis projetos especializados de engenharia, inspeção, projeção e instalação de projetos de parques fotovoltaicos e integração arquitetônica”, disse o empresário espanhol Carlos Vives.

Fonte: Da Redação do Portal de Capelinha/Jornal Acontece

Nenhum comentário:

Postar um comentário