domingo, 22 de fevereiro de 2015

Estudante de escola pública de Capelinha é aprovada em sete vestibulares de medicina

Andressa Caroline Paranhos, de 18 anos, do Vale do Jequitonha, passou em seis vestibulares de escolas públicas e uma particular.

Andressa com o rosto pintado comemorando a aprovação no vestibular de medicina
Andressa com o rosto pintado comemorando a aprovação no vestibular de medicina

A estudante Andressa Caroline Pa­ranhos, de 18 anos, de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, foi aprovada em cinco vestibulares de medicina, sendo quatro em universidades públicas: Unifal (Univer­sidade Federal de Alfenas), Unifesp (Uni­versidade Federal de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista/Bauru) e Unicamp (Universidade de Campinas), e uma particular: a Faminas (Faculdade de Minas Gerais), onde ela obteve bolsa de 100% pelo Prouni (Programa Universidade para Todos). 

Em duas das instituições, Andressa ob­teve aprovação por meio do Exame Nacio­nal do Ensino Médio (Enem) e em outras três por meio de vestibular próprio. Este foi o caso da Unicamp, que foi a escolhida pela capelinhense para cursar medicina, em que disputaram 204 candidatos por vaga. Andressa passou em décimo lugar. 

“Foi uma surpresa muito grande. Quando eu estava fazendo a matrícula na Unifal, descobri que havia passado na Unicamp. No dia seguinte, saiu o resultado da apro­vação em outra universidade, depois na outra e na outra...”, conta a jovem.

Andressa passou no vestibular pela primeira vez em 2013, quando foi aprova­da na Universidade de Curitiba para enge­nharia civil. Mas como sempre sonhou em ser médica, decidiu fazer um ano de cursi­nho em Jundiaí (SP), onde mora atualmen­te com os seus pais, para fazer um novo vestibular. 

A estratégia deu certo e, agora, ela espera ansiosa pelo início das aulas. Antes, no entanto, pretende vir a Capelinha comemorar com os avós, tios e amigos. “Ela sempre foi uma menina determinada, que superava os desafios, e muito humil­de. E espero que ela nunca perca a sua es­sência, também no exercício da medicina, atuando junto daqueles que precisam”, declarou a tia Dorinha Paranhos.

Filha de Alexandro Vinícius Paranhos e Maria Aparecida Cordeiro Paranhos, An­dressa morou uma época na zona rural e já teve de superar muitos desafios. A tia Dorinha conta que, muitas vezes, era sa­crificante para a menina chegar à escola. “Quando chovia então, era preciso enfren­tar a lama para não perder a aula, mas ela não desanimava”, conta Dorinha.

Andressa faz questão de agradecer e dizer o nome de cada uma escola que a ajudou na sua formação - todas insti­tuições públicas estaduais: Coronel Co­elho, Antônio Lago e Juscelino Barbosa, em Capelinha, além de Teodomiro Cal­deira Leão, em Aricanduva,
Texto de Regiane Marques Sampaio, no Jornal Acontece, de Capelinha.

Muito estudiosa, disciplinada, apaixonada pela leitura, Andressa mostra os caminhos de sucesso com muita dedicação e concentração na sua meta de estudar Medicina.



Andressa deu uma  entrevista à Rádio Aranãs FM, ao locutor Aléquisson Gomes, na manhã deste sábado (21.02), Ela contou um pouco de sua trajetória, deu dicas de como obter sucesso no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), da sua luta com muita dedicação e esforço. Ressalta que não é a questão do dinheiro que leva as pessoas a terem sucesso na vida.
Aléquisson afirma que Andressa passou em 7 vestibulares de Medicina.

Para alcançar seus sonhos, Andressa se sacrificou, abrindo mão de festas, passeios e outras atividades de lazer.
Ouça a entrevista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário