sábado, 14 de fevereiro de 2015

Grão Mogol deve receber 15 mil pessoas nos dias de Carnaval.

Cidade vai oferecer vários shows gratuitos e ainda terá desfiles de blocos.

Luiz Ribeiro - Estado de Minas
 (Carnaval costuma reunir centenas de pessoas na praça da cidade)

  A histórica Grão Mogol, no Norte de Minas, promete promover um dos carnavais mais animados do interior de Minas. Na cidade, além de curtir a folia, os visitantes podem  desfrutar da beleza do antigo casario (feito de pedra) e dos atrativos naturais dos arredores, como a praia do vau no rio Itacambirassu com sua areia branca e cachoeiras.  



De acordo com a prefeitura, que organiza a festa, a espectativa é de receber 15 mil visitantes (mesmo numero da população do município) durante o período momesco. Muitos moradores aproveitam a ocasião para ganhar uma renda extra, alugando suas casas para os foliões. Também existem duas áreas de camping, oferecendo uma alternativa para a galera que prefere carregar suas barracas. “Durante o carnaval, muitas pessoas que nasceram aqui retornam para curtir a festa e também para rever os parentes. O carnaval se torna uma grande festa das famílias de Grão Mogol”, afirma o prefeito do município, Jeferson Figueiredo, que destaca a importância do evento para movimentar na economia local. 



Situada numa área montanhosa,  Grão Mogol tem como outro diferencial o clima ameno. Nem parece que é a cidade fica no Norte do estado, região conhecida pelas altas temperaturas. O município está localizado a 551 quilômetros de Belo Horizonte. No caminho, os foliões temem tomar cuidado ao percorrer os 100 quilômetros da movimentada  e perigosa BR 251, entre Montes Claros e o trevo de Grão Mogol. Da rodovia até o destino final são mais 50 quilômetros, que foram pavimentados há quatro anos. 



A folia acontece no circuito do carnaval, entre a praça Coronel Janjão (a conhecida praça  beira rio) e rua Cristiano Relo, no centro histórico da cidade. A festa será aberta nesta sexta-feira à noite, com apresentações das bandas Som do Povo e Maracutaia. No sábado, as atrações serão as bandas Pankadão Baiano e Mr. Jones (a partir das 15 horas, no palco alternativo). Ás 20 horas, o publico poderá curtir o som dos antigos carnavais, por conta da banda de marchinhas A Furiosa, na rua Direita. As marchinhas serão lembradas durante todos os dias do carnaval.  No palco principal (na praça Beira Rio), se apresentam os grupos Buiu e Banda e Maracutaia.



No domingo à noite, haverá o desfile do bloco infantil Anjos e Pastores. Também estão previstas apresentações dos grupos Duas Medidas  e da Banda Mega.



Na tarde segunda-feira, acontecerá o desfile do Bloco das Virgens, uma das principais atrações do carnaval de Grão Mogol. Homens vestidos de mulheres vão sair às ruas, puxados pelo som do “jegue elétrico” com muita animação e irreverência. À noite, a animação ficará por conta das bandas Levada Louca e Mega. A folia será encerrada na terça-feira pelo som dos grupos  Rosy Banda e Banda Sollo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário