sábado, 18 de abril de 2015

UFMG anuncia a 16ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha em BH

A feira acontece de 4 a 9 de maio em Belo Horizonte

Foto: arquivoUFMG anuncia a 16ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha em BH
A feira movimenta o campus da UFMG na Pampulha
A semana que antecede o Dia das Mães, desde 2000, movimenta o Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais.

Durante esse período é realizada a Feira de Artesanato do Vale Jequitinhonha UFMG, que neste ano está na sua décima sexta edição.

Entre os dias 4 e 9 de maio, a Praça de Serviços será tomada pela arte de 22 municípios contemplados pelo projeto “Artesanato Cooperativo”. Cerâmica, tecelagem, cestaria, bordados, acessórios, roupas e pinturas irão compor a exposição visando atrair os visitantes – estudantes, funcionários da Universidade e a população em geral,

 
Além da feira ocorrerão homenagens, como forma de colaborar na preservação e divulgação da identidade cultural regional e dos saberes tradicionais, aos Mestres Carpinteiros Valmir Paulino, do município de Datas, e ao Mestre José Sebastião (Seu Zé do Ponto), do município de Chapada do Norte.

Os municípios dos homenageados terão um lugar de destaque, ocupando um espaço físico mais amplo que viabilizará a execução das oficinas que serão oferecidas ao público pelos mestres.

Além disso, serão lançados os DVDs da artesã Maria Joana Trindade, do Mestre Paulo de Oliveira Costa, da Mestra Elzi Gonçalves Pereira, e da artesã Maria José Gomes da Silva (Zezinha). Shows musicais, oficinas e rodas de conversa ficam responsáveis por complementar a programação. 

O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG em parceria com a Diretoria de Ação Cultural da UFMG, o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e o Programa Saberes Plurais, contando com o apoio das 22 Prefeituras Municipais participantes, das Associações Microrregionais do Vale e de 40 Associações de Artesãos.
  
Os horários de funcionamento serão: de segunda a quarta-feira das 9h00 às 18h00; quinta-feira das 9h00 às 19h00; sexta-feira das 9h00 às 18h00 e sábado de 9h00 às 14h00. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário