sábado, 11 de abril de 2015

UNICEF mobiliza municípios para garantir água, cozinha e banheiro nas escolas do semiárido

Tema será debatido com municípios do Semiárido mineiro em Araçuaí nos dias 14 e 15 de abril

Foto: Gazeta de AraçuaiUNICEF mobiliza municípios para garantir água, cozinha e banheiro nas escolas
O encontro será realizado no Centro Cultural Luz da Lua, em Araçuai
“Toda Escola do Semiárido Brasileiro com Água de Qualidade, Banheiro e Cozinha. Este é o tema que será tratado no V Ciclo de Capacitações do Selo UNICEF em Minas Gerais.

 Os encontros serão realizados em Araçuaí, nos dias 14 e 15 de abril, e em Montes Claros, nos dias 16 e 17 e vão contar com a presença de representantes de mais de 80 municípios da região semiárida.

 Além de incentivar os municípios a realizarem um diagnóstico das condições de suas escolas, o projeto pretende discutir questões políticas, técnicas e financeiras, e contribuir para um debate pedagógico contextualizado com o Semiárido.


 Educandos e educadores, gestores e funcionários podem desenvolver uma ação pedagógica dentro e no entorno da escola. “A
construção de infraestrutura escolar era sempre um papel reservado aos gestores públicos e a escola via isso como uma dádiva.
Professores, alunos e famílias ficavam como recebedores desses bens. A ideia do projeto é dar a oportunidade desse assunto ser tratado como direito, não como um favor”, conta Abdalaziz de Moura, educador do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta),
parceiro do UNICEF no projeto. “Essa cultura é, em parte, tradição da família, do nível de pobreza que as famílias vivem e da falta
de participação dos estudantes. A ideia é que os alunos se apropriem desse assunto como uma questão pedagógica, atrelada ao
português, à matemática, para que não seja um trabalho momentâneo e que essa experiência se desdobre e leve os alunos a ações concretas, com criação de instrumentos de avaliação e monitoramento”, completa o educador.

 As capacitações do Selo UNICEF também serão espaços para o debate e a troca de experiências entre os participantes do projeto.

Os adolescentes terão um espaço direcionado exclusivamente a eles, no qual discutirão as Competências para a Vida, questões que o UNICEF considera essenciais para a defesa dos direitos e o pleno desenvolvimento de meninos e meninas. O foco, desta vez, será o combate à violência sexual.

Além de debater a questão, serão propostas ações a serem realizadas nos municípios no dia 18 de maio, instituído por lei federal como “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente

Nenhum comentário:

Postar um comentário