quarta-feira, 6 de maio de 2015

Caminhada pela paz reúne mais de 700 pessoas em Araçuaí, segundo PM

Organizadores do movimento falam em 1.000 participantes.

Ato foi um protesto contra a criminalidade que assombra a cidade.

Diego SouzaDo G1 Vales de Minas Gerais
Caminhada foi realizada na tarde desta terça-feira pelas ruas de Araçuaí. (Foto: Guilherme Kokero)Caminhada foi realizada na tarde desta terça-feira pelas ruas de Araçuaí. (Foto: Guilherme Kokero)
A população de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, caminhou pelas ruas do município na tarde desta terça-feira (5), em protesto contra o alto índice de criminalidade que assombra a cidade nos últimos dias. De acordo com a Polícia Militar (PM) cerca de 700 pessoas participaram da Caminhada da Paz. Os organizadores do movimento falam em 1.000 participantes.
O evento teve apoio de entidades religiosas, estudantes, Superitendência Regional de Ensino, Associação Comercial e Industrial. Faixas expressavam um único pedido: paz.
“A cidade é muito pequena e calma e os números de criminalidade não correspondem a nossa realidade, estamos todos muito assustados a ponto de preferir não sair de casa”, afirma o professor e um dos articuladores da caminhada, Guilherme Pinheiro Santos.
A caminhada  teve início por volta das 16 horas, na Praça das Rosas. De lá, os participantes passaram pelas Ruas Frei Rogato, José Antônio Araújo, Praça da Matriz, Ruas Topázio e Dom Serafim, até chegar a Praça do Fórum por volta das 18 horas.
Mais segurança
A Polícia Militar informou que fez a segurança e a interdição das ruas durante a manifestação pacífica dessa terça-feira.
O comandante da Polícia Militar no município, tenente Gilamárcio Silva Rocha, garante que a PM está fazendo a sua parte no combate aos crimes, mas os resultados acabam sendo frustrantes, já que por meio da Justiça os presos acabam soltos e voltam a praticar crimes na cidade.
Coronel Bicalho junto com o deputado Jean Freire e o prefeito de Araçuaí, Armando Paixão. (Foto: Mariana Starling)Encontro discute ações para diminuir a violência na
cidade (Foto: Mariana Starling)
“Estamos intensificando as rondas, fazendo levantamentos e tentando identificar os autores desses roubos. Porém, o que percebemos é que a maioria desses autores são reicindentes, e cabam liberados pela Justiça" explica o comandante.
Nesta terça-feira (5), representantes políticos da cidade, entre eles o deputado estadual Dr Jean Freire (PT-MG), o prefeito de Araçuaí, Armando Paixão Jardim se reuniram com a representante do Subscretário de Administração Prisional, Andrea Britta, com o secretário adjunto de Defesa Social, Rodrigo Teixeira e com o Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar em Minas Gerais, coronel Marco Antônio Bicalho.
Durante o encontro o coronel Bicalho se comprometeu a fazer uma força-tarefa no município.
“Além disto, já foi dado início ao processo de contratação de três mil novos policiais para Minas Gerais, e alguns irão para Araçuaí”, declarou o coronel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário