sábado, 23 de maio de 2015

Vales do Jequitinhonha e Mucuri terão audiências públicas sobre atendimento em saúde.

O atendimento prestado na região e a judicialização da saúde serão assuntos discutidos nas reuniões na quinta-feira (28/05).

Audiências públicas acontecerão em Itaobim e Teófilo Otoni.

Na foto, da esquerda para a direita- Deputados Antônio Jorge, Dr  Jean Freire e Carlos Pimenta. 
A próxima quinta-feira (28/5/15), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tem dois compromissos na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Os parlamentares promovem audiências públicas para debater o atendimento em saúde na região e o impacto da judicialização da saúde, nas duas reuniões.

Pela manhã, a às 8 horas, a comissão realiza audiência pública em Itaobim (Vale do Jequitinhonha). A reunião será na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), que fica na avenida São Roque, 872, bairro Santo Antônio/São Jorge.

À tarde, às 14 horas, os deputados se deslocam para Teófilo Otoni (Vale do Mucuri). Na cidade, o evento será na Câmara Diirigentes Lojistas, na avenida Luiz Boali, 1370, Centro.

A Audiência Pública no Vale do Jequitinhonha foi solicitada pelo deputado estadual Dr Jean Freire (PT-MG) que espera que gestores da saúde ( prefeitos, secretários municipais), assim como os diretores regionais de Diamantina e Pedra Azul, trabalhadores da saúde, vereadores, os usuários e lideranças regionais debatam a situação dos serviços de saúde ofertados e apontar soluções que cada instância possa apresentar.

Vulnerabilidade

Na justificativa dos requerimentos, o parlamentar destaca que a região é comumente conhecida por ser seca, com altos índices de vulnerabilidade social, que são confirmados pela taxas altas de analfabetismo e mortalidade infantil, dentre outros. Nesse sentido, as audiências têm como objetivo levantar as demandas locais da saúde, visando direcionar políticas públicas que possam melhorar a qualidade do atendimento.

Já a judicialização da saúde tem sido tema recorrente nas audiências da Comissão de Saúde. Trata-se do ato de recorrer ao Poder Judiciário para ter acesso a medicamentos, exames e outros procedimentos não cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Minas, o Governo do Estado teria gasto R$ 221 milhões, em 2014, apenas para cobrir gastos oriundos desse tipo de processo judicial. 

O diretor do Hospital São Vicente de Paula de Araçuaí, Mateus Marinho, reclama da falta ou atraso de repasses federais e estaduais para as instituições hospitalares da região. Somente o Hospital de Araçuaí os repasses atrasados somam a quantia de R$ 2,1 milhões.

Autoridades convidadas para Audiência em Itaobim

Participarão da Audiência Pública os deputados estaduais Dr Jean Freire (PT), autor do requerimento, Arlen Santiago (PTB), presidente da Comissão da Saúde da ALMG, Carlos Pimenta (PDT) e Antônio Jorge (PPS).

Oficialmente, foram convidados para debater a temática da saúde as seguintes autoridades da região que farão parte da Mesa de abertura.

1 – José Alves de Oliveira - médico e Prefeito Municipal de Itaobim
      
2 - Armando Jardim Paixão - médico, Prefeito Municipal de Araçuaí e Presidente da AMEJE - Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha
    
3 - Mateus Marinho de Souza - Diretor do Hospital São Vicente de Paulo de Araçuaí
      representando os Hospitais do Vale do Jequitinhonha
      
4 –  José Roberto Mourão Pimenta Mourão -       Superintendente Regional de Saúde Diamantina
     
5 –   Francisco de Oliveira Carvalho - Diretor da Regional de Saúde de Pedra Azul
       
6 –  Henrique Ramos de Souza -   Secretário Municipal de Saúde deJoaíma - CONSEMS – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais
         
7 -  Hamilton Fernandes Macedo -      Secretário Municipal de Saúde de Veredinha
     

Contatos de organização local:
Secretaria Municipal de Saúde de Itaobim - (33) 3734-1506  e 3734-1500
Secretária : Geiza e (33) 9962-5151  Fátima – Secretária - adjunta.
Audiência Pública da Saúde, em Itaobim-MG, no dia 28.05.2015, às 9 horas.
Local: AABB – Associação Atlética Banco do Brasil
           Avenida São Roque, 872 - Bairro Santo Antônio/São Jorge
           Itaobim – MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário