terça-feira, 16 de junho de 2015

Araçuaí: em Audiência Pública com mais de 300 pessoas, população cobra providências para combater a violência


Araçuaí clama por Programa Olho Vivo, Regional das Polícias Civil e Militar e políticas públicas sociais.
Tráfico e consumo de drogas foram apontados como principais causas da violência na cidade.



Em audiência pública em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, o deputado estadual Dr. Jean Freire propôs a instalação do Programa Olho Vivo na cidade como uma forma de prevenir e combater o crime que assusta os moradores. Solicitou ao comando da Polícia Militar de Minas Gerais e à Polícia Civil um estudo técnico e se comprometeu a destinar recursos de emenda parlamentar para viabilizar e executar o projeto. A reunião foi realizada pela Comissão de Segurança Pública da ALMG, a pedido do parlamentar.

Mais de 300 pessoas, entre estudantes, moradores, líderes comunitários e autoridades dos municípios de Itinga, Turmalina, Jenipapo de Minas, Francisco Badaró, Salinas, José Gonçalves de Minas, Comercinho e Coronel Murta lotaram a Câmara Municipal para demandar medidas pela segurança da cidade e região.


Visivelmente emocionado, o Deputado Dr. Jean Freire quebrou o protocolo e falou da plateia, onde se colocou não apenas como parlamentar, mas como morador. Parabenizou e agradeceu a população pela presença massiva e principalmente aos estudantes, ressaltando a importância destes nos debates e nas discussões políticas. “Venho solicitado ao governo estadual, em parceria com várias lideranças municipais, ações para coibir os roubos, assaltos e mortes que tomaram conta da região, levando centenas de pessoas às ruas em protesto pela  situação de insegurança vivida”, enfatizou ao lembrar as reuniões com os chefes da Polícia Militar e Polícia Civil recentemente realizadas.

Dr. Jean relatou sua indignação com a inversão dos papéis imposta pela atual situação da cidade, onde cidadãos e cidadãs de bem estão atrás das grades e bandidos vivem livres aterrorizando os moradores indefesos. “É revoltante ver lojas e comércios com grades nas portas e lojistas tendo que fechar seus estabelecimentos por conta de assaltos sucessivos” disse.


Tráfico — Os participantes da audiência ainda destacaram a necessidade de ampliar a confiabilidade da polícia e de políticas públicas para combater o tráfico de drogas, apontado como a principal causa do crescimento da violência na região. A instalação de casas de recuperação e outras ações sociais para apoiar usuários de drogas, bem como de ações voltadas para crianças em situação de vulnerabilidade, também foram enfatizados em depoimentos da população. Outra reivindicação é a instalação de câmeras de segurança nas ruas, para dar mais tranquilidade aos comerciantes.

O deputado lembrou a todos que, mesmo antes de se tornar membro do legislativo estadual, alertava quanto à necessidade de se criar soluções para combater uma das maiores portas de entrada dos jovens na criminalidade, que é o uso de drogas. “Como médico, via o crescimento da criminalidade ao atender constantemente pacientes vítimas de violência causada pelo álcool e pelas drogas. Principalmente pacientes jovens” completou.

O alto índice de crimes decorrentes do uso e tráfico de drogas é uma das principais preocupações da população local. “O crack e a maconha estão se tornando mais consumidos do que o álcool pelos jovens. É preciso inserir essa discussão nos currículos escolares e pensar politicas públicas para combater também a disparidade social entre as regiões do Estado, pois a falta de desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha favorece o aumento da violência”, alertou o coordenador da Comunidade Terapêutica Viva Livre, Jean Carlo de Souza Mendonça.

 “As drogas são responsáveis por 60% das ocorrências policiais e pelo sofrimento de pais, mães e famílias inteiras que muitas vezes sem apoio e orientação veem seus filhos serem usados por traficantes ou levados à morte por conta do vício. Por isto que quero aqui parabenizar o meu xará e dizer que precisamos de mais instituições sérias para resgatar as famílias deste mal ” disse Dr. Jean.

Professores da Escola Estadual Industrial São José, onde teriam ocorrido 23 delitos entre dezembro de 2014 e abril deste ano, entregaram à comissão um documento de reivindicações. Uma das professoras, Licélia Pereira, foi vítima de violência praticada por um ex-aluno, que atualmente seria usuário de crack. "Precisamos de providências para conter a violência no ambiente escolar”, cobrou. Outros professores também relataram saques às escolas, principalmente à noite e nos finais de semana, o que deixaria as instituições sem materiais essenciais ao trabalho.

Violência generalizada — Os professores Jucélia Pereira e Marcos Nunes Vieira disseram que “a violência está tão alastrada que a própria escola tem seus equipamentos roubados por jovens envolvidos no consumo de drogas, tornando vítimas os educadores e estudantes”. Declararam, ainda, que o medo é generalizado, não podendo os cidadãos de bem conversar nas portas das casas, nas ruas ou praças. Aqueles que estudam e trabalham à noite são vítimas de roubos de motos e celulares.

Os estudantes Camila Rodrigues e Vinícius Daniel disseram ter medo de estudar à noite, pois os jovens estão sendo vítimas dos próprios colegas que entraram no mundo do crime. Pediram a instalação de campus da UFVJM na cidade. "Vivemos uma crise da segurança pública que cria um clima de opressão", finalizou o professor Marcos Nunes.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Otoni, o Zuim, denunciou que os casos de violência, de roubos de motos, bicicletas e animais, alastrou-se pelo meio urbano e rural, informando que tais fatos ocorrem devido ao baixo número de policiais na cidade.  Propôs a criação de uma Delegacia Regional de Polícia Civil em Araçuaí para atender também às cidades vizinhas, pois muitos casos estavam sendo resolvidos em Pedra Azul a 174 quilômetros, com altos custos e desguarnecendo a cidade quando uma viatura policial teria que se deslocar até aquela cidade.

Tadeu Barbosa, empresário, acrescentou que o quadro de violência está tão problemático que até casos de sequestro e bala perdida já foram registrados.


Emoção em relato — O depoimento mais emocionante que levou o deputado Jean Freire e vários participantes às lágrimas foi o de Anderson dos Santos Luiz, ex  viciado em drogas que teve mais de 20 passagens por delegacias e cadeias. Luiz denunciou a hipocrisia da sociedade que “clama por segurança pública, mas não contribui para que aqueles que entram no mundo do crime sejam resgatados para a vida social”. "É dar murro em ponta de faca. Não existe segurança pública se não der oportunidades a muitos jovens como ele a ter uma vida digna, estudo e trabalho. Quem usa drogas e se vicia quer sair daquele mundo, mas não consegue se não tiver apoio da família e da sociedade", declarou.

Aplaudido por várias vezes, relatou que estava em recuperação na Comunidade Terapêutica Viva a Vida, no município de Jequitinhonha. Disse que a instituição tem apenas 21 internos, mas tem vagas para 40. Ele agradeceu o apoio do deputado estadual Jean Freire que o ajudou diversas vezes quando procurado.


Plantão de polícia em Pedra Azul agrava problemas — O prefeito de Araçuaí, Armando Jardim Paixão, criticou a situação precária das forças de segurança pública no município. “Já tivemos dois delegados e dez detetives na Polícia Civil; hoje não temos nenhum delegado e apenas dois detetives na cidade. Atualmente, a prefeitura tem que ajudar com o fornecimento de 3 funcionários, gasolina e peças para os policiais poderem trabalhar minimamente”, lamentou. Ele também defendeu a criação de uma unidade local do plantão regionalizado da Polícia Civil, tendo em vista que, para registrar boletins de ocorrência aos finais de semana, a Polícia Militar precisa se deslocar até Pedra Azul, a 185 quilômetros de distância.

As palavras do prefeito foram endossadas pelo empresário Tadeu Martins e pelo presidente da Câmara Municipal, Carlindo Dourado de Souza, que também alertou para o fato de o restrito contingente da Polícia Militar local não ter condições de atender todas as ocorrências.

O comandante da 15ª Região da Polícia Militar em Teófilo Otoni, coronel Aroldo Pinheiro de Araújo, também apontou o plantão regionalizado da Polícia Civil como agravante para esse quadro. “O deslocamento até Pedra Azul - 370 quilômetros de ida e volta - deixa Araçuaí desguarnecida de policiais”, ilustrou. Como medida paliativa, ele informou que vai avaliar a possibilidade de deslocar policiais de Itaobim e Teófilo Otoni para reforçar as abordagens a criminosos reincidentes em Araçuaí.

O chefe do 15º Departamento da Polícia Civil em Teófilo Otoni, delegado Alberto Tadeu Cardoso de Oliveira, relatou dificuldades técnicas para a instalação do plantão regional em Araçuaí. Como medida paliativa, ele se comprometeu a suprir a ausência de delegado em Araçuaí deslocando, três vezes por semana, um “excelente profissional” para atuar na cidade. Ele também propôs a criação de um centro de tratamento de usuários de drogas na cidade. “Se você não tratar os dependentes químicos, não consegue sanar a questão da violência”, disse.


Deputado vai continuar a cobrar providências — O deputado Dr. Jean Freire defendeu a união de esforços para resolver os problemas apontados pela população de Araçuaí. Ele defendeu a necessidade de melhorias na estrutura das Polícias Civil e Militar. “É inadimissível não haver um delegado na cidade. Esta é uma necessidade urgente e, assim como a melhoria do efetivo da Polícia Militar, não pode esperar”, completou.

Para o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Sargento Rodrigues (PDT), o plantão regionalizado da Polícia Civil em Pedra Azul prejudica a população de Araçuaí. Dirigindo-se aos estudantes na plateia, ele alertou para a relação entre consumo das drogas e aumento da violência. “Vocês, jovens, são agentes de transformação, por isso é tão importante que participem e compreendam a responsabilidade que têm nesta questão”, afirmou.

Dr. Jean Freire completou o seu relato chamando todos a se unirem e deixarem de lado suas posições e siglas: “Lutem e façam de Araçuaí e do Vale do Jequitinhonha e Mucuri lugares melhores e mais seguros para todos. Araçuaí é uma cidade pólo e não podemos melhorá-la sem melhorar também as cidades vizinhas. É evidente que temos que unir forças para que possamos vencer a violência e as drogas onde quer que elas estejam. E para isto precisamos de todos os homens e mulheres de bem”.

Fotos: Divulgação
Fonte: Assesssproa de Comunicação deputado estadual Jean Freire

Assista video da ALMG:
Deputados vão cobrar providências
 
 
 
00:00
 
00:00
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
00:00
 
00:00
 
 
 
 
 
 
 
Plantão regionalizado é questionado em 

Plantão regionalizado é questionado em audiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário