sexta-feira, 31 de julho de 2015

Almenara: Filha reencontra o pai no presídio de Almenara após 26 anos de separação


Recentemente, Lara recebeu um pedido de visita fora dos horários convencionais do estabelecimento prisional. Agentes penitenciários acionaram a assistente social depois de ouvirem a história comovente de uma moça de 26 anos, que estava à procura de Márcio na porta do presídio. Josimárcia Oliveira Silva tinha viajado mais de 700 km, de Contagem, onde mora, a Almenara, no Norte do Estado. Então, ela foi recebida por Lara para uma primeira conversa.
Desde bebê, de 10 meses de idade, a jovem estava separada do pai. Problemas de relacionamento decorrentes do alcoolismo do marido levaram a mãe de Josimárcia a se separar. Depois do divórcio, a mulher mudou-se para Belo Horizonte com as duas filhas, que cresceram sem contato com os parentes paternos.
Quando chegou à adolescência, Josimárcia recebeu a notícia de que o pai havia falecido. Mas ela não acreditou na informação e procurou a família de Márcio. Nessas tentativas, soube por um primo que Márcio estava preso em Sete Lagoas. Quando se preparava para tentar visitar o pai, Josimárcia perdeu o marido, baleado durante um assalto e faleceu. Grávida, com muitos problemas para resolver ela adiou a busca pelo pai. Somente anos depois pôde viajar a Almenara, para onde o pai havia sido transferido.
Presidiário reencontra filha depois de 26 anos – Foto: Divulgação / Seds

Emoção
Um abraço longo e apertado, lágrimas e risos marcaram o encontro. “Isto pra mim significa o recomeço. Não há mágoa por tudo o que aconteceu. Sempre sonhei em ver o meu pai. Não tinha foto, não tinha nada dele”, diz Josimárcia.
Márcio conta que nunca se esqueceu das filhas e que chegou a procurá-las, sem sucesso, em Belo Horizonte. No encontro com Josimárcia, descobriu que já tinha quatro netos, dois de cada filha. “Este foi o melhor presente da minha vida e justamente perto do Dia dos Pais.”
Na opinião de Lara, faz parte do trabalho dos assistentes sociais da Seds fortalecer os vínculos familiares dos presos. “É a família o cerne para que aconteçam as modificações sociais e são momentos assim que fazem valer a pena a atuação profissional”. Ela ressalta que o encontro entre Josimárcia e Márcio só foi possível, fora do horário normal de visitas, graças à sensibilidade dos agentes e da diretoria do Presídio de Almenara.
Fonte: Seds / por Flávia Lima, na Agência Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário