segunda-feira, 27 de julho de 2015

Pesquisa da Epamig aponta cultivares de café adaptáveis ao Vale do Jequitinhonha

“Temos selecionado cultivares que se destacam pela produtividade", diz o coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura da Epamig, César Elias Botelho


Epamig/Divulgação
Trabalho da Epamig tem indicado cultivares de café aptas para a região de Capelinha
Trabalho da Epamig tem indicado cultivares de café aptas para a região de Capelinha
Download
Experimentos realizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) no Vale do Jequitinhonha têm apontado cultivares de café adaptáveis para a região. 
Durante o Dia de Campo, realizado nesta quinta-feira (23/7), no município de Aricanduva, o coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura da Epamig, César Elias Botelho, apresentou os resultados de experimentos conduzidos em fazendas particulares da região.
De acordo com o pesquisador, as cultivares avaliadas têm tido uma grande aceitação. “Temos selecionado cultivares que se destacam pela produtividade, resistência a doenças, peneira elevada e qualidade final da bebida”, informa César Elias Botelho.
O pesquisador Marcelo Malta abordou o tema pós-colheita e qualidade do café. "A época e o tipo de colheita, a forma de processamento via seca ou úmida e o tipo de secagem influenciam na qualidade do café obtido", explica Marcelo Malta. O pesquisador Vicente Luiz de Carvalho, por sua vez, destacou formas de prevenção e combate da ferrugem do cafeeiro.
“As tecnologias podem ser utilizadas por produtores familiares e por grandes produtores, sem distinção”, afirma o chefe de pesquisa da Epamig Sul de Minas, Rogério Silva. O cafeicultor Sérgio Meireles Filho, proprietário da Fazenda Alvorada, em Aricanduva, sede de alguns dos experimentos, destaca que o trabalho realizado traz benefícios para toda a região.
“Nós não temos nenhum outro órgão de pesquisa que atenda a essa localidade. Quando a Epamig chega aqui, desenvolve uma pesquisa para as características do local e indica uma cultivar de café que é adaptável, produtiva e resistente. O ganho é para todos”, afirma, Sérgio Meireles.
O pequeno produtor do município de Capelinha, Agenaldo Cordeiro Monteiro, avaliou positivamente a participação no evento. “O Dia de Campo é uma oportunidade muito grande para tirar dúvidas e adquirir conhecimento. Produzo café e forneço para armazéns e cooperativas da região e quero melhorar a produtividade e qualidade dos grãos e aumentar meus ganhos”, disse.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário