segunda-feira, 20 de julho de 2015

População do Mucuri destaca investimentos na iluminação pública, educação e saúde

População do Mucuri participa da segunda etapa do Fórum Regional de Governo e define prioridades.


Incentivo às famílias do campo, criação de centros de prevenção à criminalidade e investimentos em escolas agrícolas estão entre as principais reivindicações.



371 pessoas ajudaram a definir as prioridades para a região nas áreas de Segurança Pública, Educação e Cultura; Infraestrutura e Logística; Saúde e Proteção Social e, por último, Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico, os cinco eixos que irão orientar o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).
Mesa de abertura: na foto, da direita para a esquerda - Deputados Jean Freire e Marília Campos, Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão, Wieland Silberschneider,  deputados Neilando Pimenta e Paulo Lamac, prefeito de Santa Helena de Minas, Milton Trindade, e Neila Baptista, Coordenadora de Diálogo Social da Secretaria de Governo de Minas.
Neste sábado, 18.07.15, os habitantes do Vale do Mucuri, no nordeste de Minas Gerais, se reuniram na Escola Estadual Alfredo de Sá, para definir prioridades para o desenvolvimento da sua região, na segunda etapa do Fórum Regional de Governo do Território do Mucuri, com presença de 29 municípios.

Momento de credenciamento na entrada da Escola Estadual Alfredo Sá, em Teófilo Otoni.
Sérgio Ferreira, empresário de Teófilo Otoni, fez questão de reservar o sábado para participar da grande reunião. Para ele, que reivindica melhorias na saúde, a participação popular tem sido a grande diferença do novo governo. “Pimentel está governando de uma forma inovadora ao ouvir a população de Minas. Espero que ele termine o hospital regional, porque o atendimento de saúde aqui é péssimo", avalia Sérgio.

Alba Lima, vice-prefeita de Nanuque, destacou a importância da participação popular e em equilíbrio de representação territorial, sem concentração em uma ou outra cidade. 
Em grupo, os integrantes do fórum debateram cada um desses eixos para definir uma ordem de importância para os problemas apontados no Formulário de Diagnóstico Territorial, distribuído na primeira etapa, quando foi instalado o Fórum Regional do Mucuri.

Debate  intenso no grupo de Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico
Grupo de desenvolvimento produtivo destacou importância da Agricultura Familiar 
Uma das prioridades definidas na sala “Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico” foi a garantia de mais apoio à agricultura familiar, com incentivos à produção de qualidade e maior contingente de pessoal da Emater. Dentre os cinco pontos elencados no item Agricultura e Pecuária, estão medidas simples, como a distribuição de sementes crioulas na época certa de plantio.
Como ação importante para o Desenvolvimento Agrário, os participantes do Fórum do Mucuri indicaram a revisão territorial dos órgãos com atuação regional do Estado ligados à agricultura familiar, como Emater, Epamig, Ruralminas, IEF, IMA e Supram/Semad.
Representação de lideranças de Nanuque que emplacou Vanderley Nicolau no Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social. Foto:Mariuza Alves.
Participantes do grupo Segurança Pública priorizaram Prevenção à Criminalidade
Para os integrantes do grupo que debateu Segurança Pública, a criação de um Centro de Prevenção à Criminalidade nos microterritórios e a ampliação de vagas no sistema sócio-educativo são medidas que o Estado deve priorizar. 

Dentre os dez problemas mais urgentes a serem enfrentados,  foi sugerida a transformação do pelotão de Águas Formosas em companhia, com o aumento do efetivo e implantação da Patrulha Rural. No que tange à Polícia Civil, foi pedida a criação de uma Delegacia Regional no microterritório de Águas Formosas, assim como uma delegacia exclusiva para mulher em cada um dos microterritórios.

Educação no campo
A sala que se dedicou ao debate sobre Educação apresentou, dentre as 20 necessidades mais urgentes, a implantação de mais escolas agrícolas com proposta pedagógica de alternância, como a adotada pelas Escolas Família-Agrícola, adequada à realidade da área rural e estudo em tempo integral.
Maria Lourdes Gomes,professora na Escola Família Agrícola, de Itaipé, município a 83 km de Teófilo Otoni, explica a importância dessa medida para a região. “Reivindicamos investimentos em projetos mais técnicos para os jovens do meio rural. Hoje o êxodo é enorme e as cidades pequenas estão ficando vazias", conta a professora.

Maria Alves de Souza (diretora da Fetaemg), de vestido verde, e lideranças de sua terra natal Ouro Verde Minas e do Vale do Mucuri. 
Também foi discutida a criação de escolas técnicas de formação para os jovens que terminaram o ensino médio e uma escola técnica em agropecuária. No ensino superior, foi apontada necessidade de expansão das unidades estaduais e federais existentes - UEMG, IFET e Unimontes -, ampliando a oferta de cursos.

Miguel Alves, professor de língua portuguesa e literatura, de Fronteira dos Vales, disse: "Minha proposta é a revisão na forma de pagamento do transporte escolar, considerando a quilometragem e as dificuldades de acesso".



Iluminação pública e estradas vicinais
O grupo do eixo de "Infra-estrutura e logística" optou por priorizar o investimento de recursos da CEMIG da área de eficiência energética, a fundo perdido, na troca de lâmpadas de sódio e mercúrio por LED, em investimento de R$ 42 milhões,com redução de 62% da taxa de iluminação pública. Além desta, repasse de recursos para melhoria de estradas vicinais e investimentos nas redes de abastecimento de água e esgoto tratado foram escolhidas.

O ex-prefeito e liderança popular de Pavão, Leodônio Alves Martins, destacou a importância das estradas vicinais para a mobilidade de família de agricultores e escoamento da produção. 
Grupo de Infra-estrutura faz votação para escolha de representantes do Comitê Territorial
O prefeito de Fronteira dos Vales, Hayden Matos Batista, o dr Branco, destacou que 60% da taxa de iluminação pública poderá ser reduzida nas contas dos cidadãos.

Leandro Lacerda, motorista, de Carlos Chagas,  disse: "Minha proposta é a melhoria do traçado do trecho que liga o município de Ataléia a Carlos Chagas. É muito perigoso! Tem muitas curvas acentuadas, com alto índice de acidentes".


Eleição de 25 representantes no Comitê Territorial e 3 no Conselho Estadual
Cada um dos cinco eixos debatidos terá um relatório contendo todas as demandas apresentadas pelos integrantes do Fórum Regional do Mucuri. Os 25 membros eleitos para o Comitê de Planejamento Territorial (Complete) irão detalhar as demandas para que sejam identificados projetos e recursos necessários para sua implementação. 
O Complete do Território Mucuri também irá acompanhar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e a elaboração do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). 
Três representantes do Complete, um de cada microterritório, farão parte do Conselho Estadual.
Um encontro com os integrantes dos Complete’s dos 17 Territórios de Desenvolvimento está marcado para o dia 19 de setembro, em Belo Horizonte.

Todas as fotos: Philippe Hipólito

Nenhum comentário:

Postar um comentário