sábado, 29 de agosto de 2015

349 moradores do Alto Jequitinhonha apresentam soluções para 545 problemas

Segunda etapa do Fórum Alto Jequitinhonha, em Diamantina, trouxe demandas diversas, como proteção territorial da área onde é cultivada a flor sempre-viva.

Imagem ilustrativa
As grandes diferenças regionais de Minas Gerais têm proporcionado, durante as jornadas dos Fóruns Regionais de Governo, as mais diversas e inusitadas demandas por parte da população. Um bom exemplo foi o problema apresentado pela apanhadora de flores Maria de Fátima Alves, de Diamantina, cidade que abrigou, no dia 26.08, a segunda etapa do Fórum Regional Alto Jequitinhonha.

“Vim reivindicar o reconhecimento e a proteção territorial da área onde é cultivada a flor sempre-viva. O Cerrado, habitat natural da flor, está ameaçado e há muita discordância ainda quanto às espécies. Hoje, Minas possui 32 municípios onde a profissão de apanhador da sempre-viva é exercida e que está ameaçada”, alerta.

Além de Maria de Fátima, estiveram presentes ao Fórum de Diamantina outros 348 participantes, representando 19 municípos da região e que apresentaram 545 demandas. 
Outro exemplo veio do técnico de segurança Júlio Brabo. Sua proposta foi a valorização da cultura negra residente na periferia. “A cultura é uma forma de autoconhecimento e emancipação, mas o que chega na periferia não tem nada a ver com a gente, vem de fora e de cima para baixo”, diz.

Demandas e prioridades

Relatora do grupo Saúde e Proteção Social, Nancy Costa destacou o cofinanciamento para implantação das casas de passagem para migrantes e a construção de um centro socioeducativo para adolescentes infratores, demanda que foi eleita uma das prioridades do grupo.

Na área de desenvolvimento produtivo e inovação tecnológica, a população local escolheu como principal prioridade a entrada em operação dos aeroportos regionais de Capelinha, que tem como foco o uso industrial, e de Diamantina, mais voltado ao turismo de lazer e de negócios.

Uma das necessidades mais votadas pela população do Alto Jequitinhonha na área de infraestrutura e logística é aumentar a oferta e diversificar as fontes de energia elétrica. Há décadas a cidade de Itamarandiba vem enfrentando problema crônico no abastecimento elétrico. O principal motivo é a ausência de uma subestação de energia da Cemig na cidade. O problema se agrava ainda mais diante da precariedade das linhas de transmissão.

Problema recorrente em muitos territórios de Minas, a falta de vagas do sistema prisional estadual também é uma das necessidades mais prementes do eixo segurança pública na região. No território do Alto Jequitinhonha não há presença suficiente da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) . As cadeias públicas dos municípios de Capelinha, Minas Novas, Itamarandiba, Turmalina e Serro funcionam sob a gestão da Policia Civil.

Complete

Após a apresentação das prioridades na plenária final, a chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento e Gestão, Lígia Maria Alves Pereira, anunciou os nomes dos escolhidos para compor o Comitê de Planejamento Territorial (Complete), que irá acompanhar as demanda.

O Complete do Território Alto Jequitinhonha irá integrar o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) a partir do diagnóstico traçado em Diamantina. Está agendada para o dia 19 de setembro uma reunião em Belo Horizonte com os integrantes dos Completes dos 17 Territórios de Desenvolvimento.
Fonte: www.forunsregionais.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário