segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Adolescente confessa ter assassinado jornalista de Araçuaí

Um adolescente de 16 anos contou que matou o jornalista André Sá porque ele queria estuprá-lo.

O Delegado que acompanha o caso disse que vai fazer a reconstituição do crime ainda esta semana.

Foto: Gazeta de AraçuaiAdolescente de 16 anos confessa que matou jornalista em Araçuai
O adolescente, acompanhado da mãe, prestou depoimento na tarde desta segunda-feira (10.08) na delegacia de Polícia de Araçuaí.
Um adolescente de 16 anos, confessou no início da tarde desta segunda-feira (10.08) que matou a pauladas o jornalista André  Luiz de Sá, de 39 anos, encontrado morto na casa em que estava construindo,  no bairro Canoeiros em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha.

Ele confessou o crime primeiro para a mãe, uma doméstica de 43 anos, que decidiu entregar o filho à polícia, nesta segunda-feira.

O corpo do jornalista , que era assessor de imprensa da prefeitura de Araçuai,  foi achado pelo cunhado dele na manhã de segunda-feira 3 de agosto, caído em um dos quartos e com sinais de ferimentos na cabeça. Ele vestia apenas cueca e uma camiseta. Ao lado do corpo estava um pedaço de madeira (ripa) . Nada foi roubado da vítima e o celular dele foi deixado no local do crime.

Antes de encontrar o corpo, o parente da vítima observou que a chave do portão estava no chão, próximo da entrada, e que a porta da frente da residência estava aberta.Também foram encontradas marcas de sangue nos cômodos.

De acordo com o delegado Cristiano Arantes,  que acompanha o caso, o adolescente suspeito de ter assassinado o jornalista tem envolvimento em outros crimes como furtos e roubos na cidade.

“ Matei porque ele queria me estuprar. Não me arrependo”,  confessou com frieza, o menor.

O adolescente contou ao delegado que na  madrugada do crime estava muito drogado e foi abordado por André Sá,   quando seguia para casa, no bairro Canoeiro, e que o jornalista estava com sinais de embriaguês e insistiu para que ele entrasse no carro.
  
O adolescente  acrescentou  que o jornalista prometeu R$ 100 reais e um aparelho celular  em troca de  um programa sexual ,o que ele aceitou.  

Andre Sá, 39 anos, era assessor de Comunicação da prefeitura de Araçuai
Andre Sá, 39 anos, era assessor de Comunicação da prefeitura de Araçuai

Com riqueza de detalhes, o menor disse que após  manter  relações sexuais com André, o jornalista quis inverter os papéis . “ Ele queria me estuprar.  Eu não aceitei. Fui até a cozinha beber água e vi um pedaço de madeira (ripa) que apanhei e fui para o quarto. Ele estava sentado na cama. Dei o primeiro golpe na cabeça. Ele tentou levantar eu dei outro , e em seguida o terceiro.  Depois fui para casa”, lembrou o menor.
  
Ele disse também que não quis levar o celular do jornalista para não ser rastreado e descoberto.

O delegado Cristiano Arantes informou  que já estava na pista do adolescente e que vai pedir reconstituição do crime ainda esta semana.

Após o depoimento o menor será apresentado ao Ministério Público ainda nesta segunda- feira. “ Vou pedir a internação dele. Cabe ao MP aceitar ou não”, afirmou o delegado.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o jovem poderá ficar 3 anos internado em uma instituição para menores.

Drogas desde os 15 anos

A mãe do adolescente, a doméstica.N P.P, de 43 anos,  disse que o filho é viciado em drogas desde os 15 anos e que há seis meses não mora mais com os pais com quem era muito agressivo. Ela é mãe de outros 6 filhos.

“ Ela contou que o adolescente é o filho mais novo e  gêmeo de um outro irmão , mas que sempre foi muito agressivo  em casa." Hoje ele mora com um outro rapaz também envolvido com drogas e furtos”, disse a mãe que muito abalada, acompanhou o depoimento do filho na delegacia.

Ela disse que o filho chegou na casa dela, no bairro Canoeiros, na manhã desta segunda-feira (10.08)  dizendo que estava com fome e que em seguida ele confessou o crime. “ Estou abalada. Tenho sérios problemas de saúde e não sei se vou suportar esta dor”, disse a mãe.

Noite do crime.

A casa onde aconteceu o crime, no bairro Canoeiros, estava sendo construida pelo jornalista e  não tinha móveis ou eletrodomésticos. Havia apenas duas camas no quarto onde o corpo foi encontrado. 

Na noite de domingo a vítima foi vista com quatro rapazes bebendo em um bar da cidade até por volta da meia-noite.  Eles foram identificados e ouvidos na delegacia.

De acordo com o delegado, Andre Sá insistia para que os rapazes  fossem até a casa dele para um programa sexual, e que eles não aceitaram.

Ainda segundo o delegado, o jornalista foi para casa sozinho depois de deixar uma amiga em casa. “ No caminho ele encontrou o menor. Os dois já se conheciam e já haviam saído outras vezes para relacionamento íntimo em troca  de dinheiro, conforme depoimento do suspeito”, informou o delegado.

No madrugada do  crime,o carro do jornalista, um Fiat Palio, foi deixado estacionado em frente a casa, com os vidros abertos.

O corpo do assessor da prefeitura foi localizado por volta das 8 horas de  segunda-feira 3 de  agosto  depois que vizinhos perceberam que o alarme da casa em fase de acabamento tinha disparado, sem ser notada a presença de nenhum estranho no local.

O delegado acredita que o crime ocorreu por volta de  uma e meia da madrugada de segunda-feira.

Caso não esclarecido

André Luiz é o segundo jornalista assassinado no Vale do Jequitinhonha em menos de três meses. No dia 18 de maio, foi encontrado na beira de uma estrada de terra, na zona rural de Padre Paraíso, o corpo de Evany José Metzker, de 67, que mantinha um blog noticioso na região, o “Coruja do Vale”.

A morte de Metzker ainda continua sendo investigada. Foi decretado pela justiça sigilo no inquérito e ainda não sabe se o crime está relacionado com a atividade da vítima. Até o momento a Polícia Civil não esclareceu o crime.

Fonte: Gazeta de Araçuai

Nenhum comentário:

Postar um comentário