terça-feira, 4 de agosto de 2015

Diamantina: dia 07.08, Governador Pimentel anuncia instalação do Território de Desenvolvimento do Alto Jequitinhonha

Encontro foi marcado e adiado em 23.06 e 04.08, devido à agenda do Governador Pimentel.



O Governo de Minas Gerais está implantando uma forma diferente de governar, abrindo um espaço de debate de propostas, elaboração de diagnóstico regional e apresentação de políticas públicas, com participação intensa da sociedade e  das lideranças institucionais de cada região.

Minas Gerais foi dividido em 17 Territórios de Desenvolvimento, tendo reunido os Territórios do Médio-Baixo Jequitinhonha, Norte de Minas, Vale do Mucuri, Vale do Aço, Zona da Mata, Metropolitano, Sudoeste, Vertentes e Território Central, em Curvelo, neste 04.08. 

Agora será a vez do Alto Jequitinhonha. O Território do Alto Jequitinhonha será instalado neste 07.08, sexta-feira, em Diamantina, no D' Ávila Hall , Av João Antunes de Oliveira, nº 869 - Bairro Cazuza, com a presença do governador Fernando Pimentel.

Esta data foi confirmada por Neila Batista, da Coordenação da organização dos Fóruns, da Secretaria de Governo. A primeira reunião estava marcada para o dia 23.06 e depois 04.08, mas foi adiada devido à agenda do Governador Pimentel que fez questão de estar presente.

Acompanhado de boa parte de seu secretariado, o Governador fará o lançamento do Fórum Regional do Território, com a participação prevista  de cerca de 400 lideranças regionais de 20 municípios.
1ª fase

Esta primeira fase terá a apresentação de diretrizes e metodologia dos Fóruns Regionais, seu funcionamento, sua organização e seu poder consultivo. 

As atividades têm início às 9 horas com o credenciamento, vindo logo após a abertura com a composição de Mesa Diretora, e terminarão por volta das 17 horas. 

O Secretário de Governo, Odair Cunha, fará uma breve explanação da proposta política de planejamento participativo e a importância da população estar sendo ouvida. Terá uma fala também o anfitrião prefeito de Diamantina, Paulo Célio, do prefeito de Carbonita e presidente da AMAJE - Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha, Marcos Lemos, além de um representante dos movimentos sociais ( MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens, MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Fetaemg, mulheres, Ação Popular da Juventude, ASA - Articulação do Semi-Árido e outros).

O Governador Fernando Pimentel confirmará seu compromisso de realizar um governo participativo, com compromisso em combater as desigualdades sociais e regionais, ouvindo a população para depois decidir.

Falará que as propostas aprovadas servirão de base para a elaboração do PPAG - Plano Plurianual de Ações Governamentais (2016-2019), além de subsídios para o planejamento a longo prazo com a a confecção do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado -PMDI (2016-2027).

Haverá um intervalo de 90 minutos para a realização do almoço que se dará no local, de forma gratuita, para os participantes do evento, quando haverá apresentações artístico-culturais de grupos do Território. 

A partir das 14 horas, o Secretário-adjunto da SEPLAG - Secretaria de Planejamento e Gestão, Wieland Siberschneider, e o Coordenador Geral dos Fóruns, Fernando Tadeu David, farão explanação sobre o funcionamento do Fórum, suas regras, seu poder e suas atribuições. 

A partir deste momento, haverá abertura de uma Plenária para se tirar dúvidas e aprovar apontamentos para o trabalho de cerca de um mês.

Dados do Território do Alto Jequitinhonha
Número de municípios: 19    -   População 2010: 263.616 habitantes 
O Alto Jequitinhonha tem uma das menores densidades demográficas de todos os Territórios de Desenvolvimento. São 14,46 habitantes por km², a 5ª menor entre os Territórios de Desenvolvimento.


A região é rica na produção de leite e derivados como o queijo, que gera anualmente R$ 88,7 milhões de receita, produção de café arábica e mandioca. 
Possui um grande maciço florestal de eucalipto e intenso turismo, principalmente na região do Serro e Diamantina, com a atração da arquitetura colonial e programações culturais. A produção do mel é uma das maiores de Minas.
No entanto, a renda da população é um ponto de atenção. 


O Território tem a 4ª maior taxa de pessoas enfrentando a pobreza (24,3%) de Minas Gerais. A proporção tem caído em um ritmo mais acentuado do que a média do estado (redução de 29,4% no Jequitinhonha e de 24,2% em MG), mas precisamos fazer mais.

Municípios do Território do Alto Jequitinhonha

Alvorada de Minas, Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Carbonita, Coluna, Couto Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Itamarandiba, Leme do Prado,  Minas Novas, Presidente Kubitschek, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino, Serro, Turmalina e Veredinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário