quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Conferência de Assistência Social reúne 162 representantes de 42 municípios do Médio e Baixo Jequitinhonha.

162 representantes de 42 municípios do Território Médio e Baixo Jequitinhonha, prestigiaram a Conferência Regional de Assistência Social, nesta terça-feira (15.09), no Colégio Nazareth de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. 
Quarta de uma série de 15 - que vai até 13 de outubro - a Conferência, realizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), em parceria com a Sedese, elegeu 46 delegados, que representarão o território na etapa estadual, em Belo Horizonte. Doze deles são usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Conferencia Regional de Assistencia Social de Aracuai 2
Mesa de Abertura na Conferencia Regional de Assistencia Social de Aracuai 

Suplente na representação dos usuários, Maria José Cordeiro Rocha tem nove filhos (sete mulheres e dois homens), todos casados. Natural de Veredinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, a servidora aposentada trabalhou em escola pública e atualmente participa de várias atividades no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município, o que considera um momento de terapia e de reforçar os laços de amizade.
“Comecei a participar de vários cursos que foram aparecendo. Faço bordados, pedraria e doces cristalizados. A convivência é muito importante. No Cras, a gente encontra outras pessoas, conversa, ri e produz muito, mas não pode servir como assistencialismo, temos que trabalhar juntos, para criar uma forma de geração de renda. Tem muitas mulheres que fazem coisas bonitas e boas, precisamos valorizar aquilo que se aprende”, avalia. De acordo com Maria José, as conferências são espaços importantes para debater essas questões.
Para a etapa estadual, além dos 12 delegados do segmento usuários, foram eleitos 10 para representação dos trabalhadores do Suas; sete representantes de entidades; dois para outras políticas e 21 do segmento gestores.  Na conferência também foram elencadas as 12 propostas que serão levadas à etapa estadual, sendo quatro para cada subtema debatido nas conferências.
CONSTRUÇÃO COLETIVA
Na abertura da conferência, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Maria Alves de Souza, manifestou seu apreço pelo Vale do Jequitinhonha e apontou a construção coletiva, envolvendo principalmente trabalhadores e usuários do Suas, na efetivação das políticas públicas de assistência social.   “Vamos olhar para o nosso Vale, por muito tempo fomos retratados como ‘Vale da pobreza’. O que faltou para nós foi investimento em nosso potencial e só vamos conseguir avançar ocupando os espaços de diálogo e somando forças na construção de uma conferência regional de protagonismo”, ponderou.
Na opinião da presidente, existe hoje um novo olhar para a assistência social em Minas. “Hoje, as pessoas são o centro das atenções, cada um é dono de um saber e esse saber precisa ser potencializado. No meu caso, sou a primeira mulher negra e quilombola a ocupar este lugar. Saí de uma posição de ‘boia fria’ e hoje sei das minhas responsabilidades. Se foi possível comigo, também é para outras pessoas. Temos que continuar lutando”,  ressaltou Maria Alves.
O secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, falou sobre os avanços do Suas, o aperfeiçoamento das políticas de assistência social no país e destacou três pontos importantes superados em Minas Gerais. O primeiro foi a regularização do Piso Mineiro de Assistência Social, que, segundo o secretário, não era pago desde 2011. Outro ponto é o assessoramento técnico pelo programa Qualifica Suas, que vai ajudar os gestores na utilização adequada de recursos parados nas contas municipais, que somam R$ 192 milhões. Em terceiro, a  regionalização da Proteção Social Especial, que pretende implantar um Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) em cada um dos 17 territórios de desenvolvimento em Minas Gerais.
AÇÕES INTEGRADAS
André Quintão defendeu ainda o desenvolvimento de ações integradas com outros órgãos do poder público, para potencializar o atendimento aos usuários. “A situação exige criatividade e integração das nossas intervenções. Não vamos deixar passar essa oportunidade de fazer em Minas um Suas que atenda de fato ao cidadão e seja modelo para o nosso país”, frisou.
Os participantes debateram intensamente o desafio de fortalecimento do SUAS, apontando propostas de maior investimento no sistema, de descentralização e qualificação dos serviços.
Além do secretário e da presidente do Ceas, participaram da mesa de abertura o prefeito de Araçuaí, Armando Jarddim Paixão; o prefeito de Virgem da Lapa, Harley Lopes; a secretária de Assistência Social de Araçuaí, Aline Sena; os diretores regionais da Sedese de Almenara e Araçuaí, Fernando de Souza e Maria do Carmo Ferreira, respectivamente; e o presidente Regional do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Averaldo Martins (Dim).
“O trabalho da assistência social deve ser feito sem interferência e com liberdade. Nós, como prefeitos, não podemos interferir, pois, a função de vocês é importante demais”, disse o prefeito de Araçuaí, aos participantes da conferência regional.  
Fonte: SEDESE -MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário