quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Jovens lançam documentário sobre a feira de Araçuai

O objetivo central do projeto, segundo eles, é aprofundar a pesquisa e o registro sobre a cultura popular de Araçuaí, pelos olhos dos jovens do Cinema da cidade, tomando como objeto a feira livre realizada aos sábados.

Foto: divulgaçãoJovens lançam documentário sobre a feira de Araçuai
O documentário será exibido no Cinema Meninos de Araçuai



Jovens do Cinema Meninos de Araçuai, lançam nesta sexta-feira(28) o documentário "Feira, festa e fartura" no Cinema que leva o mesmo nome do grupo, na praça Waldomiro Silva, centro histórico de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha.

O grupo é vinculado à Cooperativa Dedo de Gente e ao Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento.

O objetivo central do projeto, segundo eles, é aprofundar a pesquisa e o registro sobre a cultura popular de Araçuaí, pelos olhos dos jovens do Cinema da cidade, tomando como objeto a feira livre realizada aos sábados no mercado da cidade.

Os protagonistas do documentário, são os pequenos produtores rurais, homens e mulheres da roça e da cidade, camponeses, criadores, produtores, portadores de saberes-e-fazeres tradicionais .

E toda feira em Araçuai, torna-se festa pela oportunidade de encontros, de novidades e de informações. E entre uma prosa e outra, espalhados pelo chão ou em bancas improvisadas, a população expõe os produtos de sua roça e de seu trabalho. Uns compram, outros vendem, a maioria troca necessidades, umas pelas outras.

Parte externa do mercado de Araçuai em dia de feira
Parte externa do mercado de Araçuai em dia de feira


E todos vão à feira e fazem dela espaço-tempo de festa e de fartura, trazendo e levando em seus alforges, bruacas e bornais coisas e “trens”,. Este é o cenário dentro e a partir do qual se desenvolve o documentário.

.

O projeto teve o apoio do Fundo Estadual de Cultura (FEC).
Grupo responsável pelo documentário
Grupo responsável pelo documentário


Cinema Meninos de Araçuaí tem se consolidado desde 2007 como espaço de exibição de filmes e também como casa de produção audiovisual local. A matéria prima maior do Cinema é a cultura popular: os personagens, as histórias e o modo de vida do povo do Vale
.
Não raro, além de exibir filmes, o espaço, sedia mostras de fotografias, formações, encontros, exposições da cidade, contribuindo para a formação cultural e integral da população, principalmente a jovem urbana e rural do município. Localiza-se na parte histórica e central da cidade, e é de fácil acesso à toda comunidade. 


LANÇAMENTO
O documentário “Feira, festa e fartura” será lançado em sessão gratuita às 19h, do dia 28 de agosto, sexta-feira, no Cinema Meninos de Araçuaí. (Praça Waldomiro Silva, 54)
Fonte: Meninos de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário