quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Araçuai sedia 6º ciclo de capacitações do Selo Unicef nos dias 26 e 27 de outubro

Encontro acontece dia 27 e 28 de outubro, em Araçuaí.

Mais de 80 municípios de Minas Gerais participam das formações Esporte educacional e o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas serão os temas principais.

Foto: Gazeta de AraçuaiAraçuai sedia 6º ciclo de capacitações do Selo Unicef nos dias 26 e 27 de outubro
Os debates serão realizados no auditório do Colégio Nazareth
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o governo de Minas e o Instituto Esporte e Educação (IEE) está mobilizando mais de 80 municípios para o  6º Ciclo de Capacitações do Selo UNICEF.

Os encontros acontecem em Araçuaí, nos dias 27 e 28 de outubro, e em Montes Claros, nos dias 29 e 30, e terão como principais temas o esporte educacional e o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.

A metodologia utilizada pelo IEE, organização fundada pela ex-atleta olímpica Ana Moser, busca proporcionar a crianças e adolescentes acesso ao esporte educacional, seguro e inclusivo.

“O esporte educacional pensa o esporte como fator de desenvolvimento humano e transformação social. Para que seja considerada educacional, a prática esportiva deve ser norteada por cinco princípios: inclusão de todos, construção coletiva, diversidade, autonomia e educação integral”, explica o Coordenador do Centro de Referência Esportiva de Pernambuco, Thyago Santos, que participará das capacitações em Minas representando o IEE.

 História afro-brasileira e indígena

Outro tema que também terá destaque neste ciclo de capacitações é o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras.

Conteúdo obrigatório no currículo escolar desde 2003,, sua implementação ainda não é realidade no ensino de Minas Gerais.

Para o Superintendente de Comunidades Tradicionais da Subsecretaria de Igualdade Racial de Minas Gerais, João Pio, que estará presente nas capacitações para discutir o tema, é impossível falar da história do país sem falar da contribuição afrodescendente e indígena e o trabalho das escolas é essencial para tirar esses povos da invisibilidade.

 Os encontros, que reúnem adolescentes, articuladores municipais e representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) também se destinam à troca de experiências entre os participantes.

Além disso, os adolescentes contam com um espaço direcionado exclusivamente a eles, no qual discutem as Competências para a Vida, questões que o UNICEF considera essenciais para a defesa dos direitos e o pleno desenvolvimento de meninos e meninas.

O Selo UNICEF O Selo UNICEF Município Aprovado tem como objetivo ajudar a universalizar direitos e melhorar a vida de crianças e adolescentes que vivem no Semiárido, reduzindo as desigualdades sociais no país.

Esta é a 4ª edição em Minas Gerais.

Ao participar do Selo, os municípios assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de ações para promover os direitos de meninas e meninos a: sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; crescer sem violência; ser adolescente; ser prioridade absoluta nas políticas públicas.

Atualmente, o Selo UNICEF Município Aprovado acontece em dez estados do Semiárido brasileiro.

Serviço

O que: VI Capacitação da Edição 2013‐2016 do Selo UNICEF

Data: 27 e 28 de outubro

Local: Auditório do Colégio Nazareth - Rua Dom Serafim, 435, Centro – Araçuaí/MG Horário: 08h30 às 17h (27/10) e 08h30 às 12h30 (28/10)
Fonte: UNICEF

Nenhum comentário:

Postar um comentário