domingo, 4 de outubro de 2015

Denúncia contra mortandade de peixes em Angelândia.

Foto de Dêga Fernandes.
Dega Fernandes, morador de Angelândia,   denuncia que há "uma grande mortandade de peixes , no Córrego Arrependido , principal rio do município de Angelândia MG , Vale Alto Jequitinhonha , Nordeste de Minas .Estive no local e pude verificar a veracidade dos fatos narrados . Centenas de lambaris , traíras , tilápias , bagres e outras espécies de peixes mortos , e o pior de tudo é que pescadores amadores estavam no local , recolhendo alguns peixes , ainda vivos , mas quase morrendo. 
Chama-se a atenção , das autoridades públicas , sanitárias , Copanor e outros orgãos de meio ambiente , para verificar tal fato , pois pode estar sendo colocado em risco a saúde dos moradores de Angelândia e cidades circunvizinhas. 
Dega Fernandes alerta que "o Córrégo Arrependido  é um dos principais afluentes do Rio Fanado que banha diversas comunidades da região".
O rio Fanado tem sua nascente no município de Angelândia, passando por comunidades rurais de Capelinha, Minas Novas e Turmalina, desaguando no rio Araçuaí, próximo a Santa Rita, em Chapada do Norte. O Fanado banha a cidade de Minas Novas.

A denúncia afirma que "há necessidade urgente de providências e descobrir o motivo da mortandade repentina dos peixes .Tal fato já aconteceu alguns anos atrás . Além de ser jogado esgoto sanitário no Córrego Arrependido , também pode-se notar lixos e embalagens de produtos , que parecem embalagens de produtos químicos . Fica o alerta e espera-se providências urgente , antes que algum morador venha a consumir os peixes ou contrair alguma doença , derivada do consumo dos mesmos", concluiu Dega Fernandes.

Fonte: Foto e texto de Dega Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário