segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Geraizeiros ocupam fazenda de Newton Cardoso, em Grão Mogol.

movimento geraizeiro

MG – Movimento Geraizeiro Guardião de Cerrado ocupa a fazenda Cancela, do ex-governador Newton Cardoso.hare on pinterest_share

Na madrugada deste sábado 12/12/2015, por volta das 02:30 da manhã, o Movimento Geraizeiro Guardião de Cerrado, com cerca de 300 famílias geraizeiras, ocupou a fazenda Cancela, no município de Grão Mogol, no Vale do Jequitinhonha.
A fazenda pertence à empresa Rio Rancho Agropecuária S/A, do ex Governador de Minas Gerais Newton Cardoso. 
Essa fazenda tem um histórico de grilagem de terras devolutas e possui uma escritura falsa de 6.452 hectares, que foi arrendada nos anos 1970 pelo estado de Minas Gerais para plantio de eucalipto e pinos através da Rural Minas e a Florestas Rio Doce S/A. Nela abriga um galpão com laboratório e amostra de minérios pertencente a Mineradora Sul Americana de Metais (SAM).
Essas empresas  vêm fraudando documentações, como prática de  crimes contra o patrimônio do estado, e ainda violam os direitos humanos; não reconhece as comunidades tradicionais da região onde elas atuam, como os geraizeiros. Esses Geraizeiros e Quilombolas não aceitam mais essas empresas grileiras de terras dentro do seu território.
Ainda requerem que os governos demarquem seu território da qual tem direito.
Essa nota vai a todos os companheiro que lutam pela causa das comunidades e povos tradicionais do Brasil e do estado de Minas Gerais que vêm sendo massacradas com o avanço de grandes projetos de monocultura, mineração e grandes barragens. 
Queremos que o Ministério Público de Minas Gerais e o Ministério Público Federal apurem os crimes cometidos por essas empresas!
Movimento Geraizeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário