sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Vale do Jequitinhonha possui 8 municípios entre os piores no Indice de Responsabilidade Social.

Fundação João Pinheiro apresenta nova edição do Índice Mineiro de Responsabilidade Social. 

Fundação aponta 8 municípios do Vale entre os piores: Caraí, Chapada do Norte, Francisco Badaró, Joaíma, Medina, Padre Paraíso, Palmópolis e Santa Maria do Salto.

Santa Maria do Salto e Palmópolis ocupam a classificação 848ª e 849ª, respectivamente, no ranking estadual. Estão entre os cinco piores de Minas.
  • ícone de compartilhamento
A Fundação João Pinheiro (FJP) lançou nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro, a plataforma do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) - 2012. Calculado a cada dois anos para todos os 853 municípios de Minas Gerais, o IMRS agora possui uma plataforma exclusiva, de acesso amigável e em formato que possibilita realizar atualizações constantes de dados e proceder as melhorias necessárias ao longo do tempo de forma tempestiva.

“O IMRS é um produto contínuo da Fundação João Pinheiro, que existe desde 2004, e que está agora em uma versão mais palatável, de maneira que a ideia é cumprir um dos objetivos da instituição que é trabalhar mais próxima das administrações municipais, no sentido de assessorá-las, munindo-as com informações”, afirmou o presidente da FJP, Roberto Nascimento.


Além do IMRS, a plataforma também disponibiliza um perfil eletrônico municipal. Para a coordenadora do projeto, Maria Luiza de Aguiar Marques, além do dinamismo proporcionado pelo novo formato de apresentação do IMRS, uma das novidades mais relevantes da plataforma é exatamente a disponibilização desse perfil municipal. “São 40 páginas para cada um dos 853 municípios, com comentários e análises sobre indicadores selecionados”, observou.


O IMRS apresenta, ainda, mais de 600 indicadores, para os anos de 2000 a 2014, referentes às dimensões utilizadas no cálculo do Índice e ainda à demografia. “É importante ressaltar que o nosso Índice reflete a responsabilidade social específica do setor público. Mais do que isso, é neessário entender que existem responsabilidades das diferentes esferas de governo, então não se trata apenas da responsabilidade do município, trata-se da administração pública de forma geral”, explicou Maria Luiza.

Resultados

Ouro Preto, na região Central do Estado, obteve a melhor posição entre os 853 municípios de Minas Gerais. Na sequência do ranking, estão Itabirito (Central), Extrema (Sul), Catas Altas, Nova Lima, Congonhas e Itatiaiuçu (Central), Pains (Centro-Oeste), São João Batista do Glória (Sul) e Barão de Cocais (Central).


A classificação de Ouro Preto em primeiro lugar geral no IMRS 2012 reflete o desempenho relativo favorável do município nas dimensões Cultura, Renda/Emprego e Finanças Públicas. Itabirito, que ocupa a segunda posição no Índice, apresentou bons resultados nas dimensões Renda/Emprego, Finanças Públicas, Saúde e Cultura.  


Na 31ª posição do ranking geral do IMRS, Belo Horizonte teve destaque nas dimensões Renda/Emprego, Finanças Públicas e Saúde. No recorte de cidades com mais de 100 mil habitantes, a capital mineira é a terceira colocada, apresentando desempenhos menos favoráveis nas dimensões de Meio Ambiente, Esportes/Turismo/Lazer e Segurança Pública. 


No ranking geral do Estado, os municípios que ocuparam as últimas posições foram Bertópolis (Jequitinhonha/Mucuri), Santa Efigênia de Minas (Rio Doce), Crisólita, Santa Maria do Salto e Palmópolis (Jequitinhonha/Mucuri), Miravânia (Norte), São João das Missões (Norte), Água Boa (Rio Doce), Espinosa (Norte) e Capitão Andrade (Rio Doce). 


Na lista das 37 cidades com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, Ouro Preto aparece em primeiro lugar, seguida por Nova Lima, Congonhas, Lagoa Santa, Mariana (todas na região Central), Itajubá (Sul), Formiga (Centro-Oeste), Guaxupé (Sul), Pedro Leopoldo (Central) e São Sebastião do Paraíso (Sul).


Em movimento contrário, Ponte Nova, Unaí, Paracatu, Pará de Minas, Ituiutaba, Frutal, Janaúba, Januária, São Francisco e Esmeralda são os municípios que possuem entre 50 mil e 100 mil habitantes que registraram os desempenhos menos favoráveis.


No ranking dos 477 municípios com até 10 mil habitantes, Catas Altas (Central) aparece em primeiro lugar, seguida por Pains (Centro-Oeste), São João Batista do Glória (Sul), Capitólio (Sul), Rio Doce (Zona da Mata), Serra da Saudade (Central), Ijaci (Sul), Confins (Central), Guarda-Mor (Noroeste) e São Vicente de Minas (Sul).


Os desempenhos mais desfavoráveis entre cidades com até 10 mil habitantes foram registrados para Bertópolis (Jequitinhonha/Mucuri), Santa Efigênia de Minas (Rio Doce), Crisólita (Jequitinhonha/Mucuri), Santa Maria do Salto (Jequitinhonha/Mucuri), Palmópolis (Jequitinhonha/Mucuri), Miravânia (Norte), Capitão Andrade (Rio Doce), Faria Lemos (Mata), Galiléia (Rio Doce) e Pavão (Jequitinhonha/Mucuri). 





IMRS- Índice Mineiro de Responsabilidade Social

Criado pela Lei Estadual nº 15.011, de 2004, o índice se propõe a medir a responsabilidade social conjunta das três esferas de governo. Para calcular o IMRS foram selecionados indicadores que retratam as prioridades de políticas e programas públicos, bem como a situação existente e os esforços empreendidos para alterá-la, considerando as dimensões saúde, educação, segurança pública, assistência social, meio ambiente, saneamento/habitação, cultura, esporte/turismo/lazer, renda/emprego e finanças municipais. O IMRS é uma média ponderada dos índices obtidos nessas dimensões. A edição do IMRS-2012 atualiza e amplia a base de dados da edição anterior (IMRS-2010), além de apresentar mudanças em sua composição e na metodologia do cálculo, visando o seu aperfeiçoamento. 


“Este é um material muito rico e sua utilização certamente permitirá que os municípios conduzam melhor suas atividades cotidianas, planejem mais e melhor e, como o Índice é contínuo, avaliem as ações realizadas”, concluiu Roberto Nascimento.

Fonte:Fundação João Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário