terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Com dívidas de R$ 8 milhões, Hospital Santa Rosália de Teófilo Otoni pode fechar

Hospital regional atende a mais de 90 municípios dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce.
Prefeitura recebe recursos do SUS, mas não repassa para Hospital.
Secretaria Estadual de Saúde pode intervir, vetar gestão municipal e realizar repasses diretos pra Hospital.

O Hospital Santa Rosálía de Teófilo Otoni corre o risco de fechar as portas no próximo 22 de janeiro, deixando milhares de pacientes de mais de 90 municípios da região nordeste de Minas sem atendimento de alta e média complexidade.

O motivo apontado é o atraso da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni que recebe os recursos diretamente do Ministério da Saúde, no Fundo Municipal de Saúde, mas não repassa mensalmente, ordinariamente, estes recursos.

A Superintendência do Hospital aponta um deficit de mais de R$ 8 milhões o que ocasionou uma greve dos médicos, desde 08 de janeiro,e de funcionários desde 30 de dezembro,por ter seus salários atrasados.

Veja alguns dados do Hospital Santa Rosália:
















Dívidas do Hospital Santa Rosália, acumulada durante 3 anos, devido aos problemas de repasses de recursos e de gestão.


Nesta terça-feira, Maria do Carmo, da Sub-Secretaria de Regulação da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, estará na cidade para se reunir com a Direção do Hospital, Conselheiros de Saúde, com a Secretaria Municipal de Saúde e com funcionários do Santa Rosália, para verificar uma solução para o problema.

Ministério Público Federal pediu intervenção na gestão municipal do SUS, em Montes Claros, por problemas semelhantes:




Funcionários estão em greve



Segundo representantes da categoria, os salários estão atrasados desde junho de 2015, e, se não houver nenhum pagamento até o próximo dia 22 de janeiro, os grevistas vão entregar os cargos, deixando de trabalhar na instituição
Segundo representantes da categoria, os salários estão atrasados desde junho de 2015, e, se não houver nenhum pagamento até o próximo dia 22 de janeiro, os grevistas vão entregar os cargos, deixando de trabalhar na instituição
Os médicos do Hospital Santa Rosália entraram em greve, desde 07.01. Todos os profissionais aderiram ao movimento e só estão atendendo casos de emergência. Segundo o vice-diretor clínico do hospital, Dr. Adail Jaques Prates Rodrigues, os salários estão atrasados desde junho de 2015, e, se não houver nenhum pagamento até o próximo dia 22 de janeiro, os grevistas vão entregar os cargos, deixando de trabalhar na instituição.
Ainda de acordo com ele, caso haja pedido de transferência de pacientes de outras Unidades de Saúde para o Hospital Santa Rosália, a equipe vai recomendar que seja feito o encaminhamento para outras cidades como Mones Claros, Diamantina ou Belo Horizonte. Segundo os médicos grevistas, além dos salários atrasados, a unidade de Teófilo Otoni estaria sofrendo com a falta de medicamentos.
O presidente da FEESSEMG - Federação Estadual dos Estabelecimentos em Serviços de Saúde deMinas Gerais informou ainda que, desde o dia 30 de dezembro, cerca de 60% dos funcionários dos setores de farmácia, laboratório e enfermagem do Santa Rosália, estão de greve, por não terem recebido ainda o salário de dezembro de 2015 e o 13º salário do mesmo ano. “Eles pedem o pagamento do salário de dezembro, do 13º salário de 2015 e um termo de ajustamento de conduta do hospital”.
Hospital Santa Rosália é regional
O Santa Rosália é um hospital filantrópico que recebe pacientes de Teófilo Otoni e região pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e é tido como referência em atendimento de média e alta complexidade. A entidade recebe, mensalmente, recursos do SUS - Sistema Único de Saúde, geralmente repassados pelo Conselho Municipal de Saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário